Faculdade de Veterinária da UECE abre festividades de seu Jubileu de Ouro

5 de abril de 2013 - 18:56 #

Homenagens a todos que fizeram e os que vivenciam, hoje, a história da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e uma Missa em Ação de Graças marcaram a abertura dos festejos do Jubileu de Ouro da FAVET. Os jovens, representados pelos alunos do Curso de Medicina Veterinária, foram homenageados na celebração eucarística, cabendo-lhes as leituras do Salmo Responsorial e a Oração da Comunidade. A Missa teve início às 8h30, desta segunda-feira (03/04), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi, onde ocorreu a solenidade de entrega das placas comemorativas, medalhas e outras distinções à comunidade favetiana.

Após a celebração eucarística, foi a vez de homenagear todos aqueles que estiveram envolvidos na ocupação da Fazenda Experimental Itaperi do Ministério da Agricultura, hoje, Campus do Itaperi da UECE, os ex e atual diretor da FAVET, ex e atual coordenador, ex-servidores e os que hoje trabalham, ex-alunos e os alunos de hoje do Curso de Medicina Veterinária. Houve várias homenagens “in memorian”. O atual e os ex-presidentes do Centro Acadêmico 9 de Setembro foram homenageados.

O diretor da FAVET, professor Célio Pires Garcia, em seu discurso lembrava o que um amigo seu sempre costumava falar: “dirigir qualquer setor aqui dentro da UECE, você tem que matar um leão todo dia. Respondi para ele que, dado os princípios éticos e morais nós não podemos matar o leão. Temos que amansar o leão e conviver com ele, dentro dos princípios e bem-estar animal”. Retornando no tempo, recordou que há 50 anos, tinha início, no Ceará, o ensino da Medicina Veterinária, quando foi criada a Faculdade de Veterinária, vinculada a Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará. Já em 1963, era realizado o primeiro vestibular daquela Faculdade. Assim, a instituição estava efetivamente instalada, funcionando no prédio da Secretaria de Agricultura.

Num breve histórico sobre a Faculdade, revelou que em 1966 era formada a primeira turma com 18 profissionais, alguns dos quais  presentes na festa do Jubileu de Ouro da FAVET. O seu reconhecimento, pelo Conselho Federal, só veio em fevereiro de 1968. Entretanto, sua transferência para a Fazenda Itaperi, com 103 hectares e cedida pelo Governo do Estado, só aconteceu nos anos de 1968 e 1969. A partir daí, criaram-se amplas perspectivas para a medicina veterinária do Ceará e para a Faculdade de Veterinária, contribuindo substancialmente para a melhoria das condições técnicas dessa área do conhecimento.

O discurso do reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, encerrou a solenidade. Referindo-se às comemorações, disse que com certeza essa festa será seguida de outras atividades para celebrar os 50 anos da FAVET. Falou também como nasceu a UECE, constituída em 1975. Portanto, são 38 anos como instituição universitária e junto com ela vários cursos com história e tradição, como é o caso da FAVET. A Faculdade de Veterinária que completa 50 anos, na época da incorporação tinha 12 anos. Com isso ganhou estabilidade e certamente, após esse acontecimento ninguém mais quis fechá-la. Na fala do Professor Militão, aposentado, que se formou na primeira turma do Curso de Medicina Veterinária, tinha havido várias tentativas de fechar o curso, antes da incorporação na UECE.

O reitor Jackson Sampaio disse que “compartilhamos hoje desses 104 hectares conquistados em 1963. A história da Faculdade de Veterinária não é só a história de si própria, mas a história da UECE. Das garantias de território e de núcleo acadêmico fundador da nossa Universidade”. Enfatizou que devemos guardar a memória dos fatos, a memória dos feitos, daquilo que nos tornou o que somos hoje. São todas essas lutas e homenagens justas e verdadeiras. É essa a ideia fundamental de uma festa dessa natureza. Falou ainda de símbolos e complementou: as correntes, as medalhas, as placas são símbolos que trazem esses significados. Portanto, aqueles que receberam hoje essas homenagens, carregam agora os símbolos daquilo que foram capazes de fazer, nos seus momentos históricos, para sermos o que somos.

Para encerrar aquele primeiro momento dos festejos do Jubileu de Ouro da FAVET, todos os presentes foram convidados a partir o bolo de aniversário, no saguão da Reitoria. A solenidade contou com a presença da Chefe e Gabinete da UECE, professora Belisa Veloso, de Pró-Reitores, Diretores de Centros e Faculdades, professores, estudantes, servidores e convidados.