Faculdade de Veterinária da Uece – 58 anos de história

23 de março de 2021 - 18:17 # #

 

Nesta terça-feira, 23 de março de 2021, a Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) completa 58 anos de história. São mais de cinco décadas de lutas, conquistas e muitos acontecimentos.

No último ano, desafiador diante do contexto pandêmico, a Favet seguiu construindo sua história e formou 54 alunos na graduação, 69 na pós-graduação, além de oito residentes em Medicina Veterinária, integrantes da primeira turma de Residência Veterinária, criada em 2019.

O Início de uma história

Em 1962, o Dr. Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, secretário de Agricultura e Obras Públicas, encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que criou a Faculdade de Veterinária do Ceará, que foi prontamente aprovada pelo poder legislativo. Então, a instituição iniciou o seu funcionamento na Rua Princesa Isabel e realizou o seu primeiro vestibular em março de 1963. A partir de 1967, a Faculdade de Veterinária do Ceará passou a funcionar na Fazenda experimental do Ministério de Agricultura, no Itaperi.

No Governo do Cel. Cesar Cals de Oliveira Filho, o Conselho Diretor da Fundação Educacional do Ceará implantou a Universidade Estadual do Ceará (Uece), em março de 1975, e o governador homologou a sua fundação no dia 10 de março. A Uece, inicialmente, estava estruturada em quatro Centros. O curso de Medicina Veterinária era vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) até novembro de 1987, quando o Conselho Universitário autorizou a criação da Faculdade de Veterinária (Favet).

Graduação

Após 57 anos, a graduação da Favet viveu, em 2020, sua primeira experiência no ensino remoto. Por uma imposição da Covid-19, professores e estudantes tiveram suas vidas modificadas fortemente para adequação do ensino na prática acadêmica. O cenário foi rigoroso e desafiador, tanto para professores se adaptarem aos recursos tecnológicos, quanto para os alunos em manter sua rotina de aprendizado baseado em horas e horas na frente do computador ou celular.

Olhos cansados, banco de dados consumidos, dedos cada vez mais ágeis e mente cada vez mais conectada fizeram de 2020 o ano mais desafiador para o aprendizado dos estudantes. O empenho dos professores, apesar de suas reconhecidas limitações por conta do abrupto momento de mudança que não permitiu adaptações e treinamentos adequados. Tudo isso era motivo de desmotivação e desistência. No entanto, a garra de toda equipe nesses 58 anos de existência superou a pandemia e conseguiu encerrar dois semestres de ensino com 54 alunos que concluíram o curso. Notadamente, a colação de grau também se adequou aos modelos remotos, com cada em suas casas celebrando dupla vitória: a de encerrar uma graduação e a de sobreviver as injúrias de uma pandemia.

Pós-Graduação

Três décadas de história, mais de 400 mestres formados, mais de 150 doutores colocados no mercado de trabalho e uma vocação única para inovar, expandir os horizontes, superar desafios e entregar à sociedade profissionais cada vez mais competentes. É assim que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destaca no cenário nacional e se propõe a alcançar um conceito ainda melhor na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Hoje, o PPGCV é o único das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com nota 6 pela Capes na área de Medicina Veterinária, o que significa um desempenho equivalente ao alto padrão internacional. “Vamos trabalhar não apenas para manter a nota 6, que vem se repetindo desde 2007, mas para alcançarmos a nota 7, pontuação máxima conferida pela Capes.

A boa avaliação do Programa é fruto do esforço dos professores e da qualidade dos alunos”, afirma a professora Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley, que acaba de assumir a coordenação do PPGCV da Uece.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal funciona sob a forma de Mestrado Profissional (MP) e Doutorado Profissional (DP), em consonância com as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado teve suas atividades iniciadas em 2013, já concedeu título de mestre à 38 alunos e possui as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização; Escalonamento na produção, controle de qualidade e regulamentação de bioprodutos; e Desenvolvimento e validação de dispositivos e protótipos. O Doutorado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) foi aprovado Capes com conceito 4. O doutorado é o único no país e possui associação com o Centro Universitário CESMAC, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-Renorbio) que se caracteriza como um programa em rede, constituído por várias Nucleadoras (IES de todo os estados do Nordeste e o Espírito Santo) foi criado em 2006 por um grupo de Professores/Pesquisadores, liderado pelo Prof. José Ferreira Nunes e já formou 1.136 doutores. Na Uece, o programa envolve o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e a Faculdade de Veterinária (FAVET) e, após mais de uma década de existência, o PPGB-Renorbio, atualmente está vinculado a esta última. A Nucleadora Uece, além da própria Uece, envolve instituições Associadas, como a Urca, Fiocruz, Embrapa e Unifor. Atualmente, a coordenação da Nucleadora Uece está sendo conduzida por professores da Favet (Profa. Ana Paula Rodrigues – Coordenadora) e do CCT (Prof. Carlucio Roberto Alves – Vice-Coordenador). Apesar do cenário desafiador da pandemia de Covid-19, no período de janeiro de 2020 a março de 2021, um total de 29 alunos defenderam suas Teses de Doutorado, mostrando que o Renorbio não tem parado e continua contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, preparando e formando profissionais qualificados na área de Biotecnologia.

Além dos grandes esforços dos Docentes e Discentes do programa, destaque-se o empenho da Favet em manter em seu quadro de Docentes, os Professores Visitantes, que além do já existente, em 2020 duas novas professoras foram contratadas. É importante destacar também a dedicação das secretárias, Welcya Barros e Maria Helena Vieira, que têm executado suas atividades para alcançarmos êxito. O PPGB-Renorbio tem representado muito para o estado do Ceará, não apenas formando doutores/pesquisadores/professores; aumentando a produção científica, tecnológica e intelectual e/ou fortalecendo o empreendedorismo, como também vem contribuindo com as Medidas de Enfrentamento à Covid-19, destacando o trabalho da Profa. Maria Fátima da Silva Teixeira, membro do Grupo de Trabalho para o enfrentamento à pandemia do coronavírus no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), criado em março de 2020 na Uece.

Todas essas ações comprovam a relevância que o PPGB-Renorbio tem, não apenas para o contexto científico e tecnológico, mas também para o contexto social no estado do Ceará.

Favet Solidária

A Favet Solidária é um Projeto de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária de iniciativa dos professores José Ricardo de Figueiredo e José Nailton Bezerra Evangelista. O projeto tem como objetivo promover a formação humanística dos alunos através do conhecimento da realidade de muitos brasileiros, bem como repassar os conhecimentos dados na Universidade a pessoas em estado de vulnerabilidade social.

A Favet Solidária iniciou suas atividades em 2018. Sempre trabalhando com campanhas temáticas, vem com enorme satisfação falar da experiência de trabalhar a solidariedade em 2020 diante dos desafios da Covid19. O professor Everton Nogueira afirma que “o maior desafio foi adaptar as ações presenciais para um formato online. Tivemos a experiência de realizar ações como o I Simpósio Solidário de Veterinária bem como a divulgação de materiais informativos para os cuidados com a mente humana e com o trato dos animais. Com relação as arrecadações para as nossas Caravanas Solidárias, a equipe Favet Solidária e o Grupo Cristão Mãos de Luz agradece aos docentes e discentes pelo coração de solidariedade, pois todas as metas de empatia e amor ao próximo foram atingidos. Acreditamos que a empatia será o caminho para um mundo mais harmônico e com menos desigualdades sociais. Toda nossa gratidão se expressa nesse momento”.

Programa de Residência

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária (PRAPS/MV) da Faculdade de Veterinária (Favet) da Uece apresenta-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado a Médicos Veterinários, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço.

Atualmente são oferecidas nove vagas vinculadas às seguintes subáreas: Anestesiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Diagnóstico por Imagem, Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Pública, Patologia Animal, Patologia Clínica Veterinária e Reprodução Animal.

O Programa foi implementado em 2019, e agora em 2021, forma sua primeira turma, com colação de grau prevista para abril.

Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso

O Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso, fundado em 2016, já realizou, em média, 21.500 procedimentos desde a sua implantação. No ano de 2020, foram realizados 12.179 consultas, 1.148 cirurgias e 4.085 exames.

O Hospital conta com apoio de professores, alunos de graduação e pós-graduação, residentes e funcionários, sempre buscando unir aprendizado e qualidade. O objetivo principal do hospital é formar bons veterinários e contribuir com a comunidade oferecendo serviços de qualidade com preço acessível.

O Hospital Sylvio Barbosa Cardoso também conta com uma unidade específica para atendimento à grandes animais: a Clínica de Grandes Animais. Inaugurado recentemente, este setor recebeu, dos diretores e coordenadores, atenção para crescimento e desenvolvimento. Um trabalho conjunto entre professores, veterinários, membros de grupo de estudo e residentes. Com tais investimentos, foram alcançadas expansões como adequação de piquetes de solturas, reformas de baias, compra de equipamentos e insumos, entre outros.

Notavelmente, durante o decorrido ano de 2020, a expansão do setor tornou possível o atendimento à grandes animais em novas especialidades como terapias integrativas e clínica da reprodução, além de contemplar uma maior variedade de espécies, e intensificando na forte demanda da sociedade ao atendimento emergencial de equinos. Não menos importante, o setor pôde aumentar o seu alcance de atendimento à sociedade com a inauguração do atendimento móvel à domicílio para grandes animais, onde a equipe de médicos veterinários e estudantes se desloca aos criatórios, fazendas e haras da região metropolitana de Fortaleza, para prestar atendimento in loco.

Além do impacto pela geração do serviço à sociedade cearense, o atendimento móvel aos grandes animais representa um marco na história da Favet, sendo hoje um importante aliado pedagógico para os estudantes de medicina veterinária, e também fazendo parte integral da rotina de atendimento dos Médicos Veterinários ligados ao programa de Residência Veterinária em Saúde Pública.

Com tais expansões, durante o ano passado, foram atendidos 55 pacientes, de 25 criadores diferentes, espalhados por cinco municípios da região metropolitana. A gestão da Clínica de Grandes Animais está à cargo da Profª .MSc. Sabrina Tainah Cruz, professora da Favet e especialista de Clínica de Ruminantes, e do Médico Veterinário Antônio Carlos de Albuquerque Teles Filho.

Fazenda Guaiuba

A Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos da Uece, localizada no município de Guaiúba-CE, ocupa uma área de 300 hectares dedicados ao ensino de graduação e de pós-graduação, além de servir para pesquisa e aos serviços de extensão da Faculdade de Veterinária, com rebanho de equinos, bovinos, caprinos, ovinos e galinhas.

A fazenda possui toda uma infraestrutura de suporte para as atividades desenvolvidas com alojamentos, laboratórios, refeitório, estrutura para realização de cursos na área de biotecnologia da reprodução e sala de aula. A história da Fazenda Guaiúba sempre foi de muita luta e conquista por parte do trabalho de todos os seus funcionários e professores colaboradores sempre com o objetivo de proporcionar a todos os alunos, professores e visitantes a melhor condição para a realização de suas atividades além de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do rebanho e das nossas estruturas físicas a fazenda pode contribuir ainda mais com atividades tanto de ensino como difusão de tecnologias voltada para o campo para o desenvolvimento do município ao qual está situada como para toda a região.

Em setembro de 2020, em comemoração ao dia do Médico Veterinário, o Professor José Ferreira Nunes foi agraciado com a medalha de Ordem do Mérito para o Grau de Comendador, por todos os seus valores e seus serviços prestados a Faculdade de Veterinária.

Em meio a todas as adversidades, a Faculdade de Veterinária teve suas ações políticas e de reconhecimento de méritos. A Faculdade de Veterinária conseguiu também estabelecer posições em várias esferas políticas e administrativas da Universidade.

O Ano de 2020/2021, apesar de todos as vitórias, também é marcado pela dor da superação. A morte também rondou a Faculdade de Veterinária e ceifou a vida de amigos queridos, servidores dedicados e maculou nossa memória com a triste partida. Mas apesar disso, também celebramos a vida gerada e nascida em meio a pandemia, nossos estudantes e servidores também deram a luz e trouxeram esperança e vida para todos que aqui ficaram. Diversos professores, estudantes e funcionários receberam alta médica e sobreviveram a um vírus letal que dizima a população mundial. Fortes guerreiros, grandes pessoas que renascem para o bem e o amor.

Assim, a Favet agradece cada momento vivido e celebra seus 58 anos agradecendo por tudo, pelo aprendizado, pela experiência, mas, sobretudo, pelo dom da vida.

Fonte: Favet/Uece