Faculdade da Uece de Iguatu debate Educação em Astronomia, Biologia e Física

19 de julho de 2011 - 19:25 #

 

 

O I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da Fecli – Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Iguatu, a 377 km de Fortaleza, no auditório da Fecli da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O pré-lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a palestra do Prof. Dr. Makárius Tahim sobre o tema “A Astronomia e o Pibid e Física na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), às 18h30 do dia 2 de agosto, abrem o evento. A segunda conferência da abertura do encontro é do Prof. Dr. Augusto Nobre, que abordará o tema “Partículas e Campos: altas energias no ensino de física”.

Com uma programação que inclui oficinas, seminários, palestras e observações astronômicas, o I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da Fecli vai reunir cerca de 100 participantes de Iguatu, dos outros 13 municípios do Centro-Sul do Estado, de outras regiões e de Fortaleza. Segundo o coordenador do encontro, professor Célio Muniz, também vice-coordenador do curso de Física da Fecli, o Simpósio é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até no dia de sua abertura. Realizado pela Fecli, o evento conta com o apoio da Uece e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Para o segundo dia do Simpósio (03/08), à tarde, das 14h às 17h, o professor Renato Oliveira, da Asterdomus (São Paulo) coordena a “Oficina de Astronomia” e a programação prossegue às 18h30, com o Seminário sobre “A Olimpíada Brasileira de Astronomia”, a cargo da professora Marny Feitosa, seguido do seminário “A Olimpíada Brasileira de Física”, sob a coordenação do professor Vicente de Paula. Os trabalhos desse segundo dia ficam encerrados com “Observações Astronômicas”, quando os participantes vão poder observar os astros no espaço do céu de Iguatu, acompanhados pelo professor Makárius.

Para o último dia do evento, a programação reservou dois seminários e duas palestras. O primeiro seminário, começando às 18h30, é coordenado pela Profa. Dra. Lázara S. Castrillo e tem como tema “Impressões do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia”. O segundo, às 19h, aborda “A Teoria da Evolução no Ensino de Biologia”, tendo como palestrante o professor Ricardo Rodrigues. O último bloco da programação do I Simpósio conta com as palestras do Prof. Dr Marcony Cunha, que falará sobre o tema “Astrobiologia” e o professor Renato Oliveira ministra a palestra de encerramento sobre o tema “Asterdomus: O Planetário no Ensino de Astronomia”. Nesse último enfoque, os participantes vão poder participar de um verdadeiro show de astronomia, com efeitos especiais e simulação de fantástica viagem a grandes planetas.

 

VEJA AQUI o cartaz com a programação completa do evento.

 

Fonte / Informações: prof. Célio Muniz (88) 3581-9455 / (88) 3581-4558 / e-mail: celiomuniz@yahoo.com