Facedi/Uece promove IV Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino

24 de fevereiro de 2021 - 11:22 # # #

A Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, pela internet, o IV Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino, com o tema Desafios e Experiências de Ser Professor: cenários da formação e do exercício da docência em contexto de pandemia.

O evento terá início às 19h desta quarta-feira (24), pelo YouTube da Uece, aberto ao público, com debate entre professores de escolas parceiras da Facedi, além de apresentação artística do projeto Palavra Cantada. Os demais dias do evento contarão com apresentação de trabalhos e debates em salas virtuais, voltados ao público inscrito.

O Seminário tem como objetivo proporcionar um encontro acadêmico de debate sobre a aprendizagem da docência, situado nas experiências de professores que estão em sala de aula remota, articulando as disciplinas Estágio Supervisionado (Estágio I – Gestão Educacional; Estágio II – Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos; Estágio III – Educação Infantil; Estágio IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental), o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) e as Práticas de Ensinos: da Matemática, de Ciências, da Língua Portuguesa e da História e Geografia.

Neste ano de pandemia, o evento reúne professores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e também do Ensino Médio, com o intuito de socializar saberes construídos e mobilizados em suas áreas específicas, as implicações do ensino remoto, as repercussões nos cursos de licenciatura e o fortalecimento da parceria entre universidade e escola. Na ocasião, será promovida a cultura de análise das práticas na formação inicial para docência pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Os trabalhos a serem apresentados terão como base o conceito de pesquisa como princípio educativo, incentivando os estudantes a problematizarem os diversos contextos de ensino e compartilhar experiências situadas na sala de aula.