Facedi sedia evento em comemoração ao Jornal O Centenário

2 de março de 2016 - 13:43 #

A Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada a 147 km de Fortaleza, sediou o evento em comemoração ao trabalho que vem sendo realizado pelo Jornal O Centenário, do município de Itapipoca. A iniciativa foi do Instituto Episteme de Saúde, Cultura e Educação, em parceria com a Uece.

alt

Jornal de circulação gratuita na cidade de Itapipoca e cercanias, que pode ter edição enviada pelos correios para quem é natural da cidade, mas mora fora dela. O Centenário, nos seus 10 números publicados, objetiva o destaque dos filhos naturais de Itapipoca, que ganharam notoriedade nas suas diversas áreas de atuação, com o propósito de fortalecer o sentimento de pertencimento de seus moradores e filhos ausentes.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, abriu o evento, ministrando palestra intitulada Cultura nordestina frente a cultura do sudeste após as novas tecnologias. Compuseram ainda a mesa de abertura, o professor Pedro Elias, diretor de Inovação do Instituto Episteme; Natalício Barroso, editor e escritor do Jornal O Centenário, o professor Marcos Braga Viana, representante da Coordenadoria de Cultura da Prefeitura de Itapipoca e o professor Augusto Cézar Porto, vice-diretor da FACEDI.

Jackson Sampaio apresentou vários conceitos de cultura, optando pelo mais genérico, tudo o que o ser humano produza, inserindo aí as várias linguagens artísticas como formas de expressão. Em seguida destacou as várias contradições sociais, políticas e econômicos que se realizam na cultura, destacando a necessidade da produção cultural como inerente à experiência humana e necessária para a superação criativa dos desafios. Por fim, centrou sua fala nos códigos e nos substratos da linguagem, como sempre dinâmicas, respondendo e provocando mudanças, como é o caso da internet e das redes sociais, hoje, tal como foi a revolução gutenberguiana do livro impresso.

No segundo momento do evento, outra mesa foi composta com vistas à debater sobre a atual cena das artes em Itapipoca. Esta mesa – composta por Natalício Barroso, na função de mediador, por Gérson Moreno, da Companhia de Dança Balé Baião, pelo professor Historiador Marcos Viana representante da Coordenadoria de Cultura da Prefeitura de Itapipoca e pelo músico Márcio Ângelo, integrante da banda Dona Zefinha acabou por transformar o evento comemorativo em momento de reflexão crítica sobre o rumo das artes nesta cidade. Com falta de apoio financeiro do setor público, estes artistas resistentes puderam encontrar-se pra discutir os problemas que enfrentam para garantir a manutenção e propagação de suas criações na cidade e em outros lugares.

A FACEDI deseja a todos os artistas de Itapipoca que estes consigam manter-se firmes em seus propósitos de alegrar e criticar o mundo com o calor da execução de suas idéias e a alta potência de suas criatividades.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Facedi