FACEDI faz a terceira edição do “Contos e Cantos ao Redor do Fogo”

24 de junho de 2011 - 19:18 #

 

 

É com o “III Contos e Cantos ao Redor do Fogo” que a Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), a 130 km de Fortaleza, abre no dia 30 de junho, as comemorações juninas de 2011. Para reverenciar a noite de São Pedro, o contista popular caprichou no convite e na oferta de atrações. Veja o convite:

Numa banca do mercado das frutas de Itapipoca…
– Dia cumpadi!
– Dia cumadi!
– Cumadi, ocê sabe que a FACEDI vai pegar fogo?
– Fogo cumpadi!!!! Deus nos acuda…
– Não é isso… é o III Contos e Cantos ao Redor do Fogo, vai ter uma catoria e um palavriado danado lá, rudiando uma fuguêra.
– E é só isso?
– Nada, ainda dar pra encher a pança, com as coisa boa do São João. Mungunzá, bolo de mii, aluá, e muito mais.
– Vai ser bom, né?
– E inda tem mais, vai ter arraiá com quadria improvisada e um pé de serra de fazer pó subir do chão.
– Meu Deus vai ser bom de mais!!!! E quando que é?
– Dia 30 de juim depois das 6 da tarde, lá no terreiro da FACEDI, vá lá e leve todos que puder, a famia e os amigos…

 

O “III Contos e Cantos ao Redor do Fogo” é uma iniciativa da FACEDI, contando com o apoio de setores da Faculdade e membros da comunidade. O evento representa um momento significativo que tem tudo a ver com a valorização com a cultura popular, além de acrescentar o estímulo à formação de uma corrente de valorização das raízes da cultura popular, cuja história deverá ser contada às futuras gerações.

Com certeza, a terceira edição do “Cantos e Contos ao Redor do Fogo” já começa a marcar uma tradição cultural, com uma rica diversidade de atrações que iluminará as noites e alegrará os corações dos que comparecerem à festa. Segundo o diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, o evento tem como objetivo resgatar as manifestações da cultura popular local, festejar o período junino, buscando a integração das comunidades da FACEDI e do município de Itapipoca, além de fortalecer o imaginário popular. Lembra ainda, que a iniciativa favorece a formação artística cultural dos alunos e amplia o espaço de apreciação, produção, expressão das habilidades artístico culturais da comunidade facediana, bem como a preservação da memória relacionada às tradições populares.

Outro ponto positivo que o diretor da FACEDI leva em consideração ao realizar esse tipo de evento é a iniciativa de se festejar o período junino. Com isso, estimula-se a integração entre funcionários, alunos e professores dos diferentes cursos e membros da comunidade de Itapipoca, além de contribuir para fortalecer a imagem da FACEDI.

 

– Veja aqui o cartaz do evento.

 

Fonte / Contato: Diretor da FACEDI, prof. Petrônio Souza, fone /fax (88) 3673-7051