FACEDI constrói parquinho ecológico com pneus velhos

3 de junho de 2014 - 11:06

Eles sempre chegam por volta de 14h. Agrupam-se no entorno da desativada cantina da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), vestindo roupas leves e muita disposição para o trabalho. Essa cena tem se repetido por quatro semanas, sempre às quintas e sextas-feiras. Trata-se de um grupo de alunos capitaneados pela professora Renata Maranhão. Integram a equipe os alunos Valber Viana, Silvanor Cruz, Edlaine Viana, Tiago Pereira, Tiago Lima, Leidiana Lima e Renata Melo. Todos com uma missão pra lá de especial: fazer um parquinho com pneus velhos, recolhidos pelas ruas de Itapipoca e Fortaleza.

alt

A proposta surgiu da vontade de criar um espaço infantil para acolher as crianças que visitarão a FACEDI, durante a festa de Cantos e Contos ao Redor do Fogo e de São João da Faculdade, que este ano comemorará a sua sexta edição.

“Em princípio pensávamos em montar este parquinho e depois desmontá-lo para fazer canteiros de flores com os pneus coloridos, em um projeto que está por vir, que é a construção de uma pracinha, aqui na FACEDI. Porém, ao vermos o resultado de nosso trabalho, decidimos que este parquinho não poderá ser destruído”, diz a professora Renata Maranhão.

alt

Basicamente dois foram os movimentos que incentivaram a reorientação na decisão da equipe. De um lado o reconhecimento do esforço coletivo em uma artesania idealizada e executada integralmente pela equipe, coisa rara em um mundo que prima por fragmentação do trabalho e divisão de tarefas. Este molde de execução laboral certamente contribuiu para o apego do grupo tanto ao processo de produção como ao produto final.

Além disso, a equipe entendeu que este espaço, que tornou a Faculdade mais bonita e acolhedora, será bem utilizado por filhos de alunos, professores e funcionários ou até mesmo alunos da rede pública de ensino que por ventura possam estar desenvolvendo atividades no espaço da Universidade. “É um espaço de articulação com a comunidade, sem dúvidas”, diz Renata.

alt

De baixíssimo custo, o projeto basicamente foi feito com materiais encontrados no almoxarifado da FACEDI e por doação de objetos existentes na casa da professora. “Compramos apenas alguns parafusos, corantes e cordas para os balanços, o custo final foi Irrisório”, disse a professora.

Um exemplo de atitude sustentável, que coincidentemente ficará pronto no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Ações como esta merecem destaque e obviamente, replicações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FACEDI