Exposição Troços Híbridos exprime a outra vida das coisas

24 de outubro de 2018 - 15:02

 

“Acreditamos que prolongando a vida dos objetos prolongaremos também a vida no planeta”

Com o intuito de fazer um apelo a sociedade para que deem uma segunda chance aos objetos descartados ou postos no lixo, o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Pádua Santiago, realiza até o dia 25 de outubro, no Campus Itaperi, a exposição “Troços Híbridos: por uma outra vida social das coisas”.

 

alt

 

O docente de História apresenta ao público “coisas” que poderiam ter sido descartadas, mas que ganharam nova vida sendo reinventadas. A exposição traz um pouco do conhecimento do Grupo de Pesquisa Urbanas da Uece, do qual Pádua Santiago é membro, estudando o eixo “Civilização Capitalista e Cultura Material”.

 

alt

 

“Hoje, a civilização capitalista, para além do bem e do mal, no seu sentido econômico, político e cultural, através do consumo, é quem dá sentido e nos impõe um modelo de bem-estar no mundo”, destaca o professor.

 

alt

 

O evento acontece em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Emaús Amor e Cidadania e visa convidar a todos para uma nova prática e, ao mesmo tempo, pede para darmos uma segunda chance a esses objetos porque “acreditamos que prolongando a vida dos objetos prolongaremos também a vida no planeta”, ressalta Pádua.

 

alt

 

Os objetos expostos estão à venda e o dinheiro será revertido para a compra, junto a ONG Emaús Amor e Cidadania, de máquinas, ferramentas, e matéria-prima necessárias para possibilitar a segunda vida das coisas.