Exposição Outros Carnavais, no hall da Reitoria

23 de abril de 2015 - 15:36

alt

Em 2015, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) presenteou a cidade com a exposição “Outros Carnavais”, uma retrospectiva fotográfica do carnaval fortalezense retratando as décadas de 1920 a 1960, com curadoria do jornalista, historiador e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez, no Estoril.

A partir de 20 de abril, permanecendo até 8 de maio, a comunidade ueceana e os habitantes do entorno podem ver “Outros carnavais”, na galeria do hall da Reitoria, no Campus do Itaperi. São 33 fotos que retratam, sobretudo, momentos importantes da folia momina em Fortaleza.

Segunda-feira, dia 27, às 18h, acontecerá o debate “Cultura e Política Cultural”, no Auditório Paulo Petrola, onde os painelistas falarão sobre o trabalho exposto.

alt

Para o curador Nirez, a ideia da reunião do acervo é mostrar que o fortalezense tem uma tradição pelo carnaval de rua. Na exposição, estão documentados não apenas os blocos que fizeram a alegria dos foliões, como Garotos do Frevo, Alegria Show, Batuqui do Morro, Vaçora Xuja, Meninas do Barulho, mas também os mais tradicionais reis momos da Capital, incluindo Narcílio Andrade, que foi vereador de Fortaleza.

alt

“A exposição é importante para mostrar para a mocidade atual qual era o tipo de carnaval de décadas passadas, pois muitas características se perderam. O público que viveu essa época vai relembrar os blocos de rua, os foliões, toda a festa. E o jovens, que não vivenciaram, poderão conhecer esses tempos áureos do Carnaval fortalezense”, ressalta Nirez.