Expectativa de negócios via Espaço Nordeste do Campus da Uece em Pacoti é de R$ 5 milhões em 2012

10 de janeiro de 2012 - 18:12 #

O Espaço Nordeste e Cidadania inaugurado no último sábado (07/01), no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti, região serrana do Maciço de Baturité, a 130 km de Fortaleza, já dispõe para 2012, recursos no valor de R$ 5 milhões para atender mini-empresários, produtores rurais e Micro e Pequenas Empresas (MPE) de oito municípios daquela região. Outra linha de financiamento é o Prona Florest, em que o produtor da área do Maciço pode dispor, a longo prazo – em 18 anos – de investimento para  reflorestamento de sua propriedade. A informação é do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Francisco Rivônio de Morais Pinto, que representou o presidente do Banco do BNB, Jurandir Vieira Santiago, durante a solenidade de inauguração do Espaço Nordeste, presidida pelo Reitor da Uece, Assis Araripe.

A cerimônia foi aberta ao som de música de flauta e sax, seguido por um grupo de integrantes dos diferentes programas sociais oferecidos pelo Campus de Pacoti, em que cada um falou de sua experiência de treinamento e deram as boas vindas ao Espaço Nordeste e Cidadania. A professora Lúcia Helena Grangeiro, coordenadora do Campus, referindo-se as ações daquela unidade da Uece, disse que queria contar uma historinha. Lembrou como e onde conheceu a presidente do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), encontro de onde nasceu a idéia do Espaço Nordeste. Todos os parceiros da Uece para as ações do Campus de Pacoti, como a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Pacoti, Cinthya Vieira, que representou o prefeito Rômulo Cruz, o representante da Fundação Deusmar Queirós e vice-presidente, Vicente de Paula, a presidente do INEC, Cássia Regina Andrade falaram na ocasião.

O Reitor Assis Araripe ao encerrar a solenidade, fez um breve discurso e disse que queria também contar a sua historinha. Lembrou da época em que foram iniciados os entendimentos para a assinatura do termo de comodato entre a Uece e a Fundação Educacional Deusmar Queirós, no início dos anos 2000. Professor Araripe disse que graças aos convênios e parcerias, hoje, o Campus de Pacoti conta com projetos importantes, como Com. Condomínio Digital, resultado de parceria com a SEDUC e Instituto Aliança.

Lembrou que da parceria com a COELCE foram implementados os cursos de Bioconstrução, Cozinha Experimental e os Cursos de Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço. Através do Banco do Nordeste, o Campus de Pacoti realizou o curso de Melhoramento Genético de Aves Caipiras e agora, proporciona a criação do Espaço Nordeste, que irá beneficiar todo o Maciço de Baturité. Outras importantes parcerias realizadas foram: com a Sociedade Amigas do Livro, que trouxe para aquele Campus o Acervo da Biblioteca Osmundo Pontes; com a Prefeitura Municipal de Pacoti, que propiciou a Integração de Ações e Internet; com o SEMPRE, que mantém o Arquivo Histórico Regional funcionando no Campus; com a ACEO – Associação dos Orquidófilos, beneficiando aquela unidade da Uece com a implantação do Orquidário; com o CPQT/CEFET para a realização de cursos profissionalizantes; e mais, o apoio dos empresários locais, com ações através de empresas e instituições, como a Marquise, Nosso Sítio e CDL.

Após o seu discurso, o Reitor Assis Araripe, juntamente com o vice-presidente da Fundação Educacional Deusmar Queirós, Vicente de Paula Pereira, assinou uma nova cláusula no termo de comodato, que possibilita a vida do Campus de Pacoti. Disse Araripe, que aquela iniciativa selaria o acordo entre as duas instituições, no sentido de que não se poderia mexer na finalidade daquele espaço, ou seja, voltado sempre para disseminar o conhecimento. Logo após, com a participação do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Francisco Rivônio de Morais, e da presidente do INEC, Cássia Regina Xavier, assinou oficialmente a criação do Espaço Nordeste e Cidadania.

Em seguida, foi realizado o lançamento do livro “Ditames do Coração” da poetisa Rosimar Brito Arruda. A obra e a autora foram apresentadas pelo professor Jampierry Silveira de Almeida, diretor da Escola Menezes Pimentel, onde a escritora exerceu a função de professora até a sua aposentadoria. O livro foi adquirido pelo Reitor Assis Araripe, o primeiro da lista a ser autografado. No final da cerimônia, os presentes foram convidados a participar do descerramento da placa do Espaço Nordeste, localizada na parte externa da sede do Campus Experimental de Educação e Ecologia da Uece. A placa foi descerrada pelo Reitor Assis Araripe, Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto,  pelo Superintendente do BNB, Rivônio Morais, pela presidente do INEC, Cássia Regina, pela Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, pela coordenadora do Campus de Pacoti, Lúcia Helena Grangeiro. Os presentes foram convidados ainda a visitar todos os espaços do Campus de Pacoti.

A solenidade contou também com a presença da Secretária de Cultura de Pacoti, Cássia Barros Alves, do coordenador do curso de Mestrado em Matemática da Uece, professor Guilherme Ellery, do vereador Francisco das Chagas Gomes Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacoti, autoridades da região do Maciço, visitantes, parceiros, professores, estudantes, servidores, entre outros convidados.

Fonte / Informação: Pró-Reitoria de Extensão – telefone 3101-9655