Ex-reitor da UECE, Assis Araripe, é homenageado em Fórum da ABRUEM

18 de outubro de 2012 - 12:50 #

Professor Araripe recebeu título de Associado Honorário da ABRUEM das mãos do presidente da entidade

A abertura oficial do 51.º Fórum Nacional de Reitores foi realizada na noite de ontem, dia 17, no Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos, em Florianópolis (SC). Estiveram presentes reitores, vice-reitores e profissionais das universidades filiadas, além de representantes governamentais que possuem relação direta com o ensino superior do país. O ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Francisco de Assis Moura Araripe, foi  homenageado como Associado Honorário da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM ), que realiza o evento, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Na solenidade abertura do 51º Fórum Nacional de Reitores , o presidente da entidade da ABRUEM , João Carlos Gomes, disse que o irá proporcionar o planejamento das ações da Associação para 2013. “Hoje nós representamos uma parcela de mais de 700 mil alunos regularmente matriculados. Com esse número, nós buscamos uma atenção especial do governo federal para custeio das universidades estaduais e municipais. Com certeza, com as discussões propostas aqui, iremos ter novas diretrizes para nossas ações no ano que vem”.

O reitor da UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa, comentou a felicidade em receber um evento como o Fórum da ABRUEM. “É nessas oportunidades que podemos estreitar os laços com nossas co-irmãs na intenção de sempre melhorar o ensino superior no país”. Os Fóruns foram criados com o intuito de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, promovendo um espaço de interação e troca de conhecimentos entre os participantes do evento.

E priorizando essa troca de conhecimento, o representante da Capes, Geraldo Nunes, destacou a importância de trazer o projeto Ciência Sem Fronteiras para esse evento. “Dentro desse projeto o local está muito presente. Debater próximo das Universidades Estaduais e Municipais só vem a fortalecer a proposta do Projeto Ciência Sem Fronteiras junto a essas instituições”. O Secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Dechamps, também esteve presente no evento e reforçou a importância de receber um evento como o Fórum Nacional dos Reitores. “O estado de Santa Catarina está ganhando referência quando o assunto é educação”.

Presidente da ABRUEM, João Carlos Gomes, fala na cerimônia de abertura do Fórum

Associados Honorários

Durante a abertura do 51.o Fórum, alguns ex-reitores foram homenageados como Associados Honorários. Receberam a homenagem: Alcibiades Luiz Orlando (UNIOESTE), Eduardo Deschamps (FURB), Vitor Hugo Zanette (UNICENTRO), Francisco de Assis Moura Araripe (UECE) e Sebastião Iberes Lopes Melo (UDESC).

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRUEM