Ex-coordenadora do Pibid/Uece apresenta programa na Holanda

30 de junho de 2016 - 13:40

A ex-coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Anezilany Gomes do Nascimento, teve oportunidade de apresentar o programa em um encontro de formação de educadores geográficos da Europa.

alt

Trata-se do Projeto Geo Future School (GFS). “É um programa holandês inovador na educação geográfica. Visa melhorar a aprendizagem, fortalecer uma geo perspectiva de entendimento dos problemas territoriais e auxiliar estudantes e professores no enfrentamento de questões de escalas diversas”, explica a professora.

A formação ocorreu na semana de 13 a 17 de junho, em Utrecht e Amsterdã, Holanda. Além dos formadores da Universiteit Utrecht, o grupo era constituído por sete professores de geografia, com docentes do Brasil, Suécia, Polônia, Dinamarca e Malta.

“Essa experiência foi profundamente significativa para o aperfeiçoamento da formação docente, já que proporcionou a troca de experiências com profissionais da área de países com distintas realidades territoriais, curriculares e político-pedagógicas, mas com aspectos comuns quanto aos desafios da profissionalização docente e do ensino-aprendizagem”, define Maria Anezilany.

O Pibid faz parte do recorte da tese que a professora está desenvolvendo no âmbito do doutorado em Ensino de Geografia na Universidade de Lisboa (IGOT/UL) como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Na ocasião, além de elaborar um módulo próprio de projeto inovador nessa área, apresentei os impactos do programa Pibid na formação inicial de professores no Brasil. Tal fato propiciou a divulgação do Pibid como política internacional de aproximação entre a universidade e a escola na formação inicial e continuada de professores”, afirma.

alt

A União Europeia apoia o projeto holandês de Educação Geográfica. “Registrei uma relação interessante entre a concepção pedagógica do GFS e do Pibid, sobretudo na perspectiva do que se compreende como ‘inquiry based learning’ (a aprendizagem baseada na investigação), fundamental à constituição do professor-investigador, condição que configura a existência e relevância do Pibid na formação inicial e continuada de professores”, conclui a doutoranda.

Pibid

O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

Fonte: Capes