Ex-aluno da UECE ganhador do Prêmio Professor Nota 10 visita a Reitoria

19 de dezembro de 2012 - 18:19 #

Em recente visita à Universidade Estadual do Ceará (UECE), Antonio Oziêlton de Brito Sousa, ganhador do Prêmio Professor Nota 10, veio apresentar o troféu recebido na ocasião da premiação, em solenidade ocorrida na Sala São Paulo, em São Paulo/SP, no dia 15 de outubro de 2012 (dia do professor). Antonio Oziêlton foi recebido pelo Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio e pelo ex-diretor do Centro de Educação (CED), professor Nelson Arruda.

Na escola rural de Ocara, a 104 quilômetros de Fortaleza, o professor Antonio Oziêlton apresentou um projeto, que mudou a vida dos alunos. Tudo começou no início de 2011, quando o autor do projeto se deparou com o desafio de lecionar Língua Portuguesa para a turma do 8º ano, considerada a mais difícil da Escola de Ensino Fundamental – EEF Odilon de Souza Brilhante. Desmotivados, os estudantes se recusavam a realizar as atividades e faziam questão de tumultuar as aulas. O professor – um ex-aluno da escola e conhecedor da realidade à sua volta – percebeu que a resistência se devia, em grande parte, à dificuldade dos jovens em entender o que liam.

O professor decidiu, então, apresentar a eles uma sequência didática em que o texto ganhasse sentido. Ele trabalhou com memórias porque é algo que todo mundo tem. A escolha deu certo! O projeto de Oziêlton, intitulado de “Memórias todo mundo tem”, e que terminou em dezembro de 2011, foi tão bem sucedido que ganhou o Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita, mantida pela Editora Abril, que publica a revista Nova Escola.

Oziêlton cursou Letras em Ocara, através do Projeto “Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para a Melhoria do Ensino Fundamental e Médio”, que teve a coordenação da professora Claudiana Nogueira, durante o período de 2005-2009. O projeto, promovido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará e executado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com financiamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).