Ex-aluno da UECE ganha Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita

4 de outubro de 2012 - 12:17 #

Professor Ozielton, na sala de aula, em Ocara. Foto: Fundação Victor Civita

Em uma escola rural de Ocara, a 104 quilômetros de Fortaleza, um projeto mudou a vida dos alunos. Tudo começou no início de 2011, quando Antonio Ozielton de Brito Sousa se deparou com o desafio de lecionar Língua Portuguesa para a turma do 8º ano, considerada a mais difícil da EEF Odilon de Souza Brilhante. Desmotivados, os estudantes se recusavam a realizar as atividades e faziam questão de tumultuar as aulas. O professor – um ex-aluno da escola e conhecedor da realidade à sua volta – percebeu que a resistência se devia, em grande parte, à dificuldade dos jovens em entender o que liam. “Por que vou ler isso aí se, no final, não entendo nada?”, se perguntava uma aluna. O problema era comum.

O professor decidiu, então, apresentar a eles uma sequência didática em que o texto ganhasse sentido. Ele trabalhou com memórias porque é algo que todo mundo tem. A escolha deu certo! O projeto de Ozielton, intitulado de “Memórias todo mundo tem” e que terminou em dezembro de 2011, foi tão bem sucedido que ele ganhou o Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita, que publica a revista Nova Escola.

Ozielton cursou Letras em Ocara, através do Projeto “Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para a Melhoria do Ensino Fundamental e Médio”, que teve a coordenação da professora Claudiana Nogueira, durante o período de 2005-2009. O projeto, promovido pela Secretária de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Ceará e executado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o financiamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), consistiu na realização de cursos de Licenciatura Plena em Letras e em Matemática nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os cursos funcionaram como acompanhamento e suporte acadêmico das faculdades da UECE no interior, sob a coordenação geral do professo Nelson Arruda, do Centro de Educação da UECE.