Ex-aluno da UECE ganha Prêmio de Melhor Tese em São Paulo

20 de outubro de 2011 - 19:20 #

Com a tese de doutorado em Geografia “Vulnerabilidades socioambientais de rios urbanos. Bacia hidrográfica do rio Maranguapinho. Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará”, o ex-estudante da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lutiane Queiroz Almeida, acaba de receber o Prêmio Melhor Tese 2010 da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE). A solenidade de outorga ocorreu, em Goiânia, durante encontro realizado pela ANPEGE, entre os dias 8 e 12 de outubro.

Lutiane Almeida, após concluir os cursos de Graduação e de Mestrado em Geografia, na UECE, foi aprovado em concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e agora, é professor do Departamento de Geografia daquela Universidade. A tese do professor Lutiane Almeida foi defendida, em 2010, no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, São Paulo. O professor doutor Lutiane Almeida, ao informar sobre o recebimento da honraria declarou: “Sinto muito orgulho de ter sido aluno da UECE e espero que esse prêmio sirva de incentivo para os alunos do curso de Geografia e para os demais cursos”

A Tese

Em sua tese, Lutiane pesquisou os rios do Brasil, que são sinônimos de ambientes degradados, desvalorizados e negados pela sociedade. Explica que tais espaços se tornaram a alternativa de acesso à moradia para uma massa de pobres que não podem adquirir um espaço seguro na cidade. A junção de pobreza, habitação improvisada, pouca infraestrutura, com a ocupação de espaços expostos a perigos naturais, criou territórios de riscos e vulnerabilidades, que frequentemente coincidem com os ambientes fluviais urbanos.

Assim, definiu-se como principal proposta desta tese analisar os riscos e as vulnerabilidades socioambientais de rios urbanos no Brasil, tendo a bacia hidrográfica do rio Maranguapinho, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, Ceará, como área de estudo de caso para compreensão das inter-relações das vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos naturais, principalmente os riscos de inundações.

De acordo com pesquisas realizadas, professor Lutiane chega a conclusões de que há fortes coincidências entre os espaços susceptíveis a processos naturais perigosos, como é o caso das inundações – processo natural atrelado à dinâmica dos rios e de suas bacias hidrográficas, e os espaços da cidade que apresentam os piores indicadores sociais, econômicos e de acesso a serviços e infraestrutura urbana.

Fonte / Informações:
Lutiane Queiroz de Almeida