Evento discute matriz energética para o desenvolvimento sustentável do Ceará

26 de maio de 2009 - 15:20 #

O traçado de uma matriz energética para o Ceará, como parte integrante do Planejamento Energético Brasileiro para 2030 foi o  principal assunto discutido durante todo o dia de hoje, 26, por ocasião do seminário “Uma matriz enérgica para o desenvolvimento sustentável do Ceará”. O evento terá continuidade com um Workshop de Treinamento, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29  de maio. Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), o seminário está sendo realizado no Auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (UECE), patrocinadora do evento. Diversas entidades envolvidas com as questões energéticas como o Seinfra, IEE/USP, CENEA, Adece, Cogerh e Ceará Portos apoiam a iniciativa.

A solenidade de abertura foi presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe, que em seu discurso ressaltou a importância do seminário para o meio ambiente, uma vez que uma das discussões foram as fontes renováveis de energia. Lembrou também que é necessário formar uma visão sistêmica para a formação de uma base energética. O prof. Geraldo Francisco Burani, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP, disse que esse seminário faz parte do Planejamento Energético Brasileiro para 2030 e que já participou de vários deles em outros Estados, como Mato Grosso, Tocantins, debatendo as perspectivas de suas matrizes energéticas. Estiveram presentes ainda, a profa. Socorro Osterne representando o secretário René Barreira da SECITECE, o engenheiro Renato Rolim representando o secretário da SEINFRA, o Vice- Reitor Prof. Gomes Neto, professsores e alunos da UECE, entre outros convidados.

O seminário, além de discutir a situação e as perspectivas da matriz energética do Estado, aborda também o plano de desenvolvimento e os projetos estruturantes, o Projeto das Águas, o Complexo Industrial Portuário do Pecém e a Energia Eólica no Ceará. No total, foram sete apresentações com espaço para debates e para troca de conhecimentos entre os participantes e palestrantes.

Mais informações: (85) 3101-9604 (Uece), 3101-6457 (Secitece) ou pelo e-mail energiaceara@gmail.com.