Estudantes de graduação da UECE são contemplados pelo Projeto Adote Um Estudante

17 de outubro de 2014 - 14:29

alt

Os estudantes Anderson Matos Ferreira de Azevedo, do Curso de Nutrição, e Thiago de Angelis Soares Gadelha, do Curso de Física, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Campus do Itaperi, foram contemplados com bolsas de estudos do Projeto Adote um Estudante, da Bancorbrás.

A Bancorbrás, empresa privada que atua nos segmentos de consórcio, seguro e turismo no País e em Fortaleza, criou, em 2004, o Projeto Adote um Estudante com o objetivo de dar assistência a universitários, devidamente matriculados em universidades públicas federais. Este ano, a empresa firmou termo de cooperação com a UECE, por intermédio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), concedendo duas bolsas de estudos, resultado de processo seletivo que teve como critério a análise do perfil do estudante, curso, semestre, renda familiar, naturalidade e profissão dos pais.

Os dois estudantes selecionados receberão do Programa Adote um Estudante bolsa auxílio universitário mensal, no valor de R$ 790, durante todo o período de vigência do curso, além de recursos para compra de materiais didáticos e para despesas de colação de grau, ao término de suas graduações.

Os estudantes selecionados poderão atuar, voluntariamente, em projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Bancorbrás, em Fortaleza, por meio dos quais terão oportunidades de desenvolver suas potencialidades e vínculos de engajamento sociais simultaneamente à formação acadêmica e profissional.

Na avaliação de Anderson “para um aluno de baixa renda, mesmo estudando em uma universidade pública, é difícil se manter devido  aos diversos gastos que temos, como passagens, material de estudo, alimentação. Com isso é necessário um incentivo pra que o aluno possa permanecer na Universidade e o Bancorbrás tem o objetivo de fazer isso”.

Já na opinião de Thiago “este incentivo foi muito bom para os alunos universitários. Não só para nós da UECE, mas para vários de outras instituições que venham a ser contemplados com a bolsa também. E o objetivo maior seria um benefício mútuo entre nós, estudantes, e o Instituto, um aprendizado para ambos”.

A PRAE parabeniza Anderson Matos e Thiago de Angelis pela conquista, desejando-lhes que a experiência possibilite-lhes, efetivamente, trocas de saberes e de aprendizados político e intelectual, cujo corolário seja o alargamento da consciência crítica e emancipatória frente à realidade social.