Estudantes e professores fazem manifestação no Campus do Itaperi

23 de maio de 2013 - 18:55 #

Estudantes e professores da Capital e do Interior do Estado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizaram na manhã da última quarta-feira, 22, uma manifestação em protesto por falta de professores na Instituição. Cerca de 150 estudantes, em sua maioria do Interior, ocuparam a Avenida Dedé Brasil e em seguida se dirigiram para o Hall da Reitoria da UECE, no Campus Itaperi. Os manifestantes foram recebidos pelo Reitor, Jackson Sampaio, pelo Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares e pelos Pró-Reitores.

A maioria dos manifestantes veio das unidades da UECE no interior, onde segundo afirmação de todos, as dificuldades se somam, tanto a de falta de professores, como as de infraestrutura e manutenção.

O reitor da UECE, Jackson Sampaio, afirmou que os professores aprovados no concurso de 2012 podem assumir o cargo assim que se apresentarem na Universidade com os documentos necessários, pois o Governador já autorizou as nomeações. O reitor enfatizou que um novo concurso está previsto para este ano, no qual serão ofertadas 151 novas vagas para docente, e que a gestão luta pela ampliação do custeio, sobretudo depois da decisão do Governador de conceder 25 milhões para investimento, no período 2013/2014.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Docentes da UECE (SINDUECE), professora Elda Maciel, a reivindicação mais imediata é pela contratação de novos professores efetivos, tendo em vista que os 76 professores aprovados no último concurso realizado em 2012 atendem à reposição de perdas, por exoneração e falecimentos, ocorridos nos últimos seis anos. A líder Sindical acrescenta que ainda falta a reposição das 151 perdas por aposentadorias e pelo menos 100 carências derivadas de adaptações da universidade a obrigações das políticas pedagógicas, nacionais e estaduais.

Para o SINDUECE, a Universidade contabiliza uma carência de aproximadamente 350 professores. Disciplinas sem professor prejudicam os estudantes diretamente por causar descontinuidade nos estudos e atraso na conclusão do curso.