Estudantes e docentes da UECE apresentam o projeto Literatura e Economia Política

4 de agosto de 2021 - 15:50 # #

Formar o gosto estético e utilizar obras literárias no estudo da questão social na realidade brasileira é o desafio do projeto “Literatura e Economia Política” desenvolvido por estudantes e docentes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Os resultados do projeto foram discutidos em live, que leva o título do projeto, que foi realizada terça-feira (03/08) às 19hs pelo canal do Youtube do laboratório CETROS UECE.

Além da turma de alunos(as) da disciplina Economia Política (semestre 2020.2, turno manhã), o bate papo contou com a presença do Prof. Epitácio Macário, das estagiárias à docência de Mestrado e Doutorado Tainara Alexandre (Serviço Social/UECE) e Richelly Barbosa (Educação/UFC), respectivamente, e das monitoras Beatriz Nascimento (PROMAC) e Amanda Vitória (PETSS).

A atividade foi implementada na disciplina Economia Política e, segundo diz o projeto, teve por objetivos “estimular a leitura literária por estudantes da disciplina, realizar interlocuções entre a literatura e os conteúdos acadêmicos e fomentar a criação de sínteses e críticas reflexivas de obras literárias”.

A turma foi dividida em cinco equipes que foram supervisionadas pelo professor, pelas estagiárias e pelas monitoras. O experimento pedagógico se desenvolveu com base na leitura individual e coletiva de obras literárias, na produção de sínteses, de vídeos, de desenhos, e poesias para divulgação por meio das mídias sociais.

Foram escolhidas cinco obras para realização do trabalho.

Becos da Memória da escritora mineira Conceição Evaristo e cuja primeira edição data de 2006. Trata-se de uma coletânea de relatos dos moradores de uma favela à beira do desfavelamento, trazendo reflexões que perpassam os debates sobre raça e classe.

A metamorfose de Franz Kafka, publicado pela primeira vez em 1915 e sendo um dos poucos trabalhos do escritor tcheco apresentado ao mundo ainda em vida. O livro é exemplo do realismo fantástico e conta a história do caixeiro viajante Gregor Samsa que, num determinado dia acorda e vê-se transformado em um inseto monstruoso. Arrimo de família, essa metamorfose de Gregor incidirá decisivamente na vida de toda a família, com desdobramentos por demais ilustrativos das monstruosas formas de alienação despertadas pelo capitalismo.

Luanda, Lisboa, Paraíso é o segundo romance da escritora angolana, radicada em Portugal, Djaimilia Pereira de Almeida. A narrativa publicada em 2019 conta a saga de pai e filho que deixam Angola no meio da guerra civil que se desdobra na década de 1980 pela independência do país africano. No enredo, os personagens principais fogem para a metrópole portuguesa em busca de tratamento médico e se deparam com aspectos dolorosos da questão social.

Suor, terceiro livro escrito por Jorge Amado e publicado originalmente em 1934. A obra mostra o cotidiano de moradores pobres e marginalizados de um cortiço, no Pelourinho, Salvador/BA. Um exemplo de realismo socialista, o livro traz à tona o dia-a-dia de miséria e sujeira daquelas pessoas, o escritor baiano denuncia as condições de exploração e de falta de direitos dos trabalhadores.

Quarto de Despejo: diário de uma favelada é a obra da escritora, poetisa e compositora mineira Carolina Maria de Jesus cuja primeira edição se deu em 1960. O livro é o escrito mais conhecido da autora e narra o seu próprio cotidiano de mulher negra que nasceu e cresceu na favela. É a história de sofrimento, resiliência e luta de alguém que lidou com muitas dificuldades na vida, trazendo reflexões que perpassam o problema da favelização e da pobreza tão presente na sociedade brasileira.

Os resultados do experimento pedagógico também foram exibidos no canal do Youtube do Cetros/Uece nas seguintes datas, sempre às 19 horas:

Dia 30 de julho: lançamento do vídeo sobre “Becos da Memória” – Conceição Evaristo

Dia 31 de julho: vídeo “A metamorfose” – Franz Kafka

Dia 01 de agosto: vídeo “Quarto de despejo” – Carolina Maria de Jesus

Dia 02 de agosto: vídeo “Suor” – Jorge Amado

Além da turma e da equipe de educador/as, a live contou com a presença da professora Mazza Maciel (Pró-Reitora de Graduação) e da profa. Mônica Cavaignac (Pró-Reitora de Políticas Estudantis).

Os vídeos e a live podem ser acompanhados no canal do Youtube do Cetros/Uece.