Estudantes dos cursos de Letras e Filosofia colam grau na Uece

1 de setembro de 2017 - 12:19

Mais uma solenidade de Colação de Grau foi realizada na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Desta vez, para 77 concludentes dos cursos de Letras e Filosofia, pertencentes ao Centro de Humanidades (CH). A cerimônia aconteceu no último dia 24, no Auditório Central, Campus Itaperi, sob a presidência do decano dos diretores, professor Vladimir Spinelli Chagas.

alt

Para representar o corpo discente, a concludente Ruth de Abreu Rocha, do curso de Letras, foi escolhida para realizar o discurso, iniciado com uma recordação: “O local no qual hoje nos encontramos foi palco de nossa primeira aula na Universidade Estadual do Ceará”.

alt

Com palavras de gratidão, a formanda prosseguiu. “O nosso muito obrigado à Uece por nos permitir, a cada experiência, o gigantismo, a superação e a excelência. (…) Caros mestres, (…) estejam certos que vocês nos inspiram e produzem em nós o desejo latente de continuarmos progredindo em nossa vida acadêmica”. Aos pais, um agradecimento especial: “Esta beca que vestimos hoje veste cada um de vocês”.

alt

Ao representar o corpo docente, a professora do curso de Filosofia, Ilana Viana do Amaral, tomou como exemplo nomes de grandes filósofos para falar de “coragem”. “Possa essa coragem ser a inspiração de cada um de vocês que hoje recebem seu grau de bacharel ou licenciado, coragem de enfrentar os muitos obscurantismos de nossa época, coragem que tantos de vocês já demonstraram (…). Possa essa coragem acompanhá-los a cada dia, é esse meu desejo”.

alt

Ao recuperar as palavras da oradora discente, o presidente da cerimônia se dirigiu inicialmente aos pais dos concludentes. “A gratidão é um dos mais belos sentimentos. O orgulho que os senhores e as senhoras sentem hoje é um orgulho justo, um orgulho bonito. Essa é uma etapa vencida. Outras virão!”.

alt

Falou ainda do privilégio de ser formado pela Uece. “Essa juventude que aqui está é duplamente privilegiada. Eles se graduam em uma universidade pública, estadual, com as suas dificuldades, mas, a primeira do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. (…) Vocês devem se orgulhar desta Universidade. Essa universidade também já se orgulha de vocês. Tenham orgulho de dizer ‘Eu sou filho da Uece!'”.

alt

Para abrilhantar ainda mais a solenidade, o Quarteto da Orquestra Transversal da Uece, sob a coordenação do maestro e professor Heriberto Porto, apresentou números como Manhã de Carnaval, de Luís Bonfá, e Carinhoso, de Pixinguinha.

alt

Estiveram também presentes na ocasião a chefe de Gabinete da Reitoria, Fátima Leitão; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; de Extensão, Fernando Roberto Silva; a vice-diretora do CH, Adriana Maria Duarte Barros; o coordenadora do curso de Letras, Cinthya Sousa Machado; e o coordenador do curso de Filosofia, João Emiliano Fortaleza de Aquino.