Estudantes de Veterinária realizam campanha de combate ao Aedes aegypti

1 de março de 2018 - 12:05

alt

Os alunos da disciplina de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizam, na próxima sexta-feira (02/03), a ação “Todos da Uece contra o Mosquito”. O objetivo é identificar focos do Aedes aegypti no campus Itaperi, além de promover campanha de sensibilização para estimular a prevenção contra o mosquito. A campanha conta, inclusive, com a participação de agentes de endemias das secretarias da Saúde do Estado e do Município.

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya (doenças chamadas de arboviroses), que tiveram um alto índice de casos no último ano. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado na terça-feira (27/02), foram confirmados 174 casos de dengue e 122 de chikungunya em todo o Estado em 2018, além de contabilizar 24 casos notificados de Zika, sendo quatro em gestantes – nenhum deles foi ainda confirmado. Isso equivale a uma incidência de 20,4 casos dessas doenças por 100 mil habitantes no Ceará.

Entre as atitudes que contribuem para evitar a proliferação do mosquito, estão: colocar o lixo em saco plástico e mantê-lo bem fechado; encher de areia as bordas dos pratinhos dos vasos de planta; limpar caixas e lajes, evitando o acúmulo de água; manter bem tampados a caixa d’água fechada, tonéis e outros depósitos de água.