Estudantes de Veterinária da UECE vacinam 25 mil bovinos em Itapipoca

8 de maio de 2009 - 15:08 #

A equipe de 22 estudantes da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que se encontra em Itapipoca desde o dia 22 de abril, a 125 km de Fortaleza,  concluirá até o próximo dia 17 a vacinação contra Febre Aftosa e Raiva dos Bovinos e Bubalinos (búfalos) do rebanho de toda a  região do município, cerca de 25 mil cabeças de gado. Trata-se do Programa de Vacinação, que inclui também, o Melhoramento Genético da Galinha Caipira. A professora Salete Lobão, que acompanha os estudantes, deverá permanecer em Itapipoca até o final das tarefas.

Para viabilizar o projeto, foi assinado um convênio entre a FAVET/UECE e a Prefeitura Municipal de Itapipoca, que inclui ainda, o cadastramento de todas as propriedades rurais do município de Itapipoca, além de promover um levantamento completo do perfil agropecuário da região. O treinamento dos alunos do curso de Medicina Veterinária foi realizado pela professora Salete Lobão Santiago, da FAVET, que tem doutorado em doenças infecciosas. A iniciativa faz parte do projeto FAVET/UECE, que tem como objetivo levar a tecnologia e a ciência às comunidades dos diversos municípios cearenses. Para realizar o levantamento do perfil agropecuário, os alunos receberam treinamento sobre um software criado pelo Departamento de Informática (DI) da UECE.

Segundo o diretor da FAVET, prof. Célio Pires, as vacinas que estão sendo utilizadas para imunizar o gado contra aftosa foram doadas pela prefeitura de Itapipoca. Célio informa também que o grupo de estudantes está dividido em cinco equipes e todos estão munidos de equipamentos, como aparelhos de vacinação e outros, inclusive notebook para cadastramento das propriedades rurais.