Estudantes de Geografia da UECE têm aula de campo no Delta de Parnaíba

5 de junho de 2013 - 20:20 #

Um grupo de 21 estudantes do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) partiu no início da manhã desta quarta-feira (05/06), do Campus do Itaperi, com destino ao Delta do Parnaíba, litoral do Piauí, a 489 km de Fortaleza, para uma aula de campo, que se encerra no domingo (09/06). A programação acadêmica a ser cumprida pelos alunos, coordenado pelo professor Antônio Gomes Neto, inclui estudos e pesquisas envolvendo pessoas e ambiente de regiões e a organização do espaço.

O roteiro de visitas começa com algumas paradas em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado. A primeira é na localidade de Granos, no Anel Viário, seguindo para uma das margens do Rio Ceará, município de Caucaia, e após uma pausa para o almoço, o grupo segue para Tianguá, onde pernoita. Na quinta-feira (06/06), depois de conhecerem  Tianguá, os estudantes seguem para Sete Cidades, no Piauí, retornam a Tianguá e na sexta-feira (07/06), aportam em Parnaíba, onde vão estudar o Delta.

No sábado (08/06), o  grupo permanece em Parnaíba, onde participa de um passeio de barco pelo Delta, de onde os estudantes vão a Viçosa do Ceará, retornam a Parnaíba para pernoite, e no domingo (09/06), a caravana do Curso de Geografia da UECE retorna a Fortaleza.

Saiba mais sobre Delta

Em geografia, designa-se por delta a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies, devido à pequena declividade e, consequentemente, pequena capacidade de descarga de água, o que favorece o acúmulo de areia e aluviões na foz do rio. Um exemplo é o delta do rio Nilo, no Egito, que tem a forma de um leque ou triângulo, que é a forma da letra grega maiúscula com o nome de delta, de onde provém esta designação. No entanto, a forma do delta depende da topografia da planície costeira onde o rio vai desaguar.