Estudantes de Geografia da UECE têm aula de campo no canteiro de obras do Metrô de Fortaleza

6 de março de 2009 - 13:01 #

A superfície terrestre está recoberta por inúmeras redes geográficas. Para estudar a combinação teoria e prática do futuro metrô de Fortaleza, alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) visitaram, nesta sexta-feira(06/03), o canteiro de obras do metrô para conhecer os seus principais pontos, como o elevado de Parangaba, onde ficará a única estação de superfície, dos 24 km de percurso, entre Fortaleza (Estação João Felipe) e Pacatuba (Estação Vila das Flores) e a estação de São Benedito, uma das quatro estações subterrâneas do futuro modal de transporte, localizada no centro da cidade.

Os visitantes, 29 alunos e o professor Eudório Fernandes, da disciplina de Geografia Humana do Brasil, tinham como objetivo conhecer o contexto de rede geográfica ferroviária, da qual o metrô de Fortaleza faz parte e cuja inauguração está prevista para 2010. O roteiro de visita começou pelo canteiro de obras da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), onde o grupo participou de palestra institucional, ministrada pelo assessor de comunicação do órgão, Fernando Mota, onde conheceram também a grande maquete que mostra somente o projeto do metrô para o centro de Fortaleza.

O grupo visitante conheceu os diferentes aspectos do projeto do Metrô de Fortaleza, não deixando por menos a curiosidade na hora de perguntar detalhes da obra ao assessor de comunicação. Nas suas considerações, alunos e professor enfatizaram que, por ser a principal síntese das redes geográficas, a rede urbana é necessariamente complexa, assumindo diversas formas e conteúdos e cuja análise tem merecido dos geógrafos uma enorme atenção. No final da palestra, o assessor Fernando Mota pediu ao grupo que convidasse alunos de outros cursos da UECE para uma visita às obras do metrô, e afirmou: é um prazer receber os visitantes e deixá-los bem informados sobre o projeto.