Estudantes de Geografia da UECE querem praia limpa na alta estação

10 de julho de 2009 - 09:35

O projeto Praia Limpa leva, no próximo final de semana, os estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) à Praia do Futuro, nas imediações da barraca Itaparicá, para recolher, na faixa de areia, o lixo (resíduos sólidos) e realizar uma blitze educativa com os frequentadores. O projeto é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), contando com a parceria da UECE, através da disciplina Geografia Humana do Brasil, ministrada pelo professor Eudório Fernandes, o qual coordena o grupo de estudantes.

A programação do Praia Limpa para esse domingo,  constará de distribuição de panfletos educativos e de saquinhos para recolher o lixo e separar o que  deve ser reciclado. Com o apoio da barraca Itaparicá, a SEMACE contará com um stand para acomodar todo o material do projeto, como brindes, folhetos, assim como recipientes para os diversos tipos de resíduos sólidos. A superintendente da SEMACE, Lúcia Teixeira, e o prof. Eudório Fernandes estarão presentes e acompanham toda a programação. Na ocasião serão distribuídos brindes, como bolsas a tiracolo personalizadas, camisas, bonés, suporte para mouse, entre outros. Os frequentadores que devolverem os saquinhos com os resíduos já separados, receberão como brinde um “kit Semace”.

A SEMACE criou o Praia Limpa para os meses de alta estação. O projeto conta sempre com a participação do prof. Eudório, da disciplina Geografia Humana do Brasil, e dos estudantes do curso de Geografia da UECE. Segundo prof. Eudório, com a iniciativa ganham os banhistas, que passam a dispor de praias sem aquele costumeiro lixo (resíduo sólido) e a natureza agradece. Dessa forma, a SEMACE melhora as condições de limpeza das praias cearenses, notadamente das faixas de areia com constante disposição de resíduos sólidos. E mais, leva a população a adotar nova postura em prol do meio ambiente. Com essa atividade, a SEMACE desenvolve ações que sensibilizam a comunidade com relação a necessidade de disposição adequada desses resíduos manipulados pelos  frequentadores, associações, instituições públicas e privadas.

No domingo passado (05/07), o projeto desenvolveu suas atividades, também na Praia do Futuro, na barraca América do Sol. O Praia Limpa prossegue durante todo o mês de julho, sempre aos domingos.