Estudantes de Geografia da UECE pegam o “Trem da História”

18 de abril de 2013 - 18:55 #

Os alunos da disciplina Geografia Humana do Brasil do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) pegou o “Trem da História”, por ocasião das comemorações dos 287 anos da capital cearense, para percorrer locais que falam da Fortaleza antiga. O professor Eudório Fernandes, que ministra a disciplina, explicou que “conhecer, de perto, alguns monumentos que são a história viva de Fortaleza, bem na época desses festejos, fez a diferença para os nossos estudantes”.

O “Trem da História” é um projeto do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), coordenado pelo professor Gerson Linhares, com a finalidade de despertar na população o resgate da identidade entre a cidade e seus habitantes. Para Gerson Linhares, foi uma grata satisfação receber o grupo de estudantes de Geografia da UECE para uma aula de campo no “Trem da História” do CCBNB Fortaleza.

O professor Eudório Fernandes disse que “frente à globalização, cada vez mais está convencido da educação geográfica para a formação do conceito de identidade”. Um exemplo é o das relações com lugares, por onde passam a história e os costumes. São todas essas coisas que nos proporcionam resgatar nossa memória social”.