Estudantes de Computação desenvolvem Projeto Java nas Escolas Públicas

29 de abril de 2011 - 18:59 #

 

 

Estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciam em maio, a quarta edição do Projeto Java nas Escolas, através do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação). A proposta consiste em preparar os alunos de escolas públicas de nível médio para o conhecimento da programação de computadores utilizando a linguagem Java. Outro aspecto é ensinar o aluno a pensar, a desenvolver um raciocínio lógico para que o seu pensamento abstrato seja capaz de ajudá-lo na resolução de problemas, quando da necessidade da utilização de noções de algoritmos e princípios da lógica clássica.

Munido desses conhecimentos e habilidades, o aluno estará capacitado a desenvolver sistemas para os mais variados fins, inclusive comercial. Além disso, o projeto dará uma sólida base aos alunos que decidam cursar Ciência da Computação ou outros nessa área, tanto de nível superior como técnico.

Para ministrar as aulas, os estudantes do curso de Ciência da Computação contam com o patrocínio do PET-Computação. Segundo os universitários que participam do projeto, atualmente, o mercado de desenvolvimento de sistemas necessita de profissionais qualificados, porém o ensino atual não comporta esta demanda e agrava ainda mais a situação, impondo barreiras na disseminação desse conhecimento. Diante desse cenário, o PET Computação da Uece, em sintonia com a extensão universitária, criou o projeto Java Nas Escolas.

 
O projeto Java nas Escolas, em 2011, será realizado pela quarta vez consecutiva. A primeira edição ocorreu em 2008, no colégio Liceu do Ceará, a segunda, em 2009, no Colégio Diva Cabral, a terceira, em 2010, na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Moreira de Souza. Todas as escolas em Fortaleza. Em 2011, a quarta edição do projeto vai atender alunos da Escola de Ensino Profissionalizante Júlia Gifone.

Contato: Davi Teles / Leonardo Lopes – 8728-2040