Estudantes da Uece de IC são premiados no Congresso Brasileiro de Química

5 de dezembro de 2019 - 15:37

O Grupo de Pesquisa em Biotecnologia do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia e Biomateriais (SisNaBio), sob a coordenação do professor Carlucio Roberto Alves, e o Grupo de Pesquisa de Laboratório de Eletroquímica e Corrosão Microbiana (LECOM), sob a coordenação da professora Solange de Oliveira Pinheiro, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram destaques no 59º Congresso Brasileiro de Química, que ocorreu em João Pessoa, no Hotel Tambaú, entre os dias 5 e 8 de novembro passado. Dos dez melhores trabalhos selecionados três foram da Uece e os estudantes tiveram apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

O trabalho intitulado “Avaliação da atividade antiacetilcolisnesterase e comportamental da piperina (PNA) em camundongos visando o desenvolvimento de fármaco para a doença de alzheimer (DA), da aluna Lara Ribeiro Nascimento do Grupo de Pesquisa LECOM, alcançou o 2º lugar na classificação brasileira.

Enquanto o Grupo de Pesquisa SisNabio foi contemplado pelo terceiro ano consecutivo com o trabalho “Atividade antifúngica do extrato acetânico da casca do coco verde (Cocos nucifera L.) frente ao Lasiodiplodia theobromae”, de autoria da aluna Mariana Santana Fontes Sampaio, recebendo o mérito do 5º lugar no ranking brasileiro.

O trabalho sobre a “Síntese, caracterização espectroscópica, teste de toxicidade e campo aberto no modelo do zebrafish e atividade biológica na inibição da enzima acetilcolinesterase do complexo inorgânico [ZN (AT) 2] (CH3COO)2 onde AT = ácido tânico”, realizado pelo aluno Bruno Nascimento Almeida do Grupo de Pesquisa LECOM, recebeu a menção honrosa.

O encontro contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho.

O evento é o mais importante no universo da Química e o mais tradicional deles, sendo por décadas o carro-chefe do trabalho da Associação Brasileira de Química (ABQ), responsável por promovê-lo e realizá-lo. O Sistema CFQ/CRQ, que congrega o Conselho Federal e os 21 conselhos regionais de Química, figura como patrocinador (CFQ) e apoiador – no caso, o CRQ XIX, sediado em João Pessoa.

ABQ já trabalha na edição 60, prevista para novembro de 2020 em Foz do Iguaçu (PR).

O 59º Congresso Brasileiro de Química acolheu centenas de estudantes de química de todo o país. As temáticas foram variadas: desde a nanotecnologia até a Indústria 4.0, passando por temas mais tradicionais como a química orgânica, a eletroquímica e os conceitos de energia, além dos 150 anos da Tabela Periódica, a efeméride mais importante do calendário da Química pelo mundo.