Estudantes da Fecli/Uece participarão de evento internacional no Uruguai

28 de junho de 2016 - 12:10

No período de 6 a 8 de julho, será realizado em Montevidéu, no Uruguai, o III Congresso Iberoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias. A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), marcará presença no evento com representantes do Curso de Ciências Biológicas: os alunos Ana Carolina Sabino Oliveira (6º semestre), Carlos Henrique Soares da Silva (5° semestre) e Mychelle de Sousa Fernandes (4° semestre), e a vice-coordenadora do Curso, professora Maria Márcia Melo de Castro Martins.

Serão apresentados quatro trabalhos, resultantes de pesquisas desenvolvidas nos  âmbitos do Pibid/Biologia/Fecli das disciplinas de “Didática”, “Zoologia” e “Fundamentos de Filosofia das Ciências”, do Curso de Ciências Biológicas.

Os trabalhos foram produzidos, em coautoria com outros licenciandos e bolsistas do Pibid/Biologia/Fecli e orientados pelos Profs. Maria Márcia Melo de Castro Martins e Célio Moura Neto, do Curso de Ciências Biológicas/FECLI, e pela Profa. Francisca Katiane da Silva Dantas (professora da E.E.M. Governador Adauto Bezerra e supervisora do Pibid/Biologia/Fecli).
Títulos dos trabalhos:

– Análise do conteúdo do Filo Platyhelminthes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio

– Filosofia e Ensino de Ciências: uma relação possível?

– Abordagens teóricas e práticas no Ensino de Biologia: o que dizem os professores do Ensino Médio?

– Temas Transversais no Ensino de Ciências: uma abordagem necessária.

A participação dos licenciandos no evento contribui para o rompimento do paradigma de que a pesquisa é atividade desenvolvida apenas no bacharelado. Segundo a professora Márcia Melo “é importante fortalecermos o entendimento de que o ensino é indissociável da pesquisa e que as licenciaturas podem formar professores-pesquisadores”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecli