Estudante do UeceVest passa em Medicina

9 de fevereiro de 2017 - 18:57 #

O aluno relata todos os detalhes da preparação para o vestibular de Medicina

Aprovação em Medicina exige uma dedicação acima da média

Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares e das seleções que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para ingressar na universidade, é necessário que o estudante trace um plano de estudos diferenciado e dedique com afinco as matérias específicas. Para alguns cursar as três séries do ensino médio não é suficiente; muitas vezes, o candidato também precisa fazer cursinho pré-vestibular pré-ENEM.

No depoimento abaixo, o estudante do curso Pré-Vestibular (UeceVest) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Luiz Guilherme Vasconcelos Barbosa, com 17 anos, relata como foi a rotina e os detalhes da preparação para ingressar no curso de Medicina oferecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaque-se o sucesso do candidato e o sucesso do UeceVest, um projeto de extensão da universidade que foca no aluno oriundo de escola pública e de família de baixa renda para aumentar suas chances de aprovação acadêmica.

“Cursei o UeceVest durante seis meses, mas a rotina de estudos havia começado em novembro a um ano do ENEM. Para otimizar o tempo, seguia a sequência das matérias de acordo com área de conhecimento. Estudava uma média de sete a oito horas por dia, contando com as aulas do cursinho. Nos fins de semana, diminui o ritmo para seis horas de estudo e o resto do tempo destinava aos momentos de lazer”.

Luiz Guilherme destacou que na época do Enem, teve total apoio e o estímulo da família e de amigos que são muito importantes nessa fase e também, contou, com a qualificação dos professores que ministravam as aulas do pré-vestibular da Uece, do seu colégio Adauto Bezerra e dos seus professores de cursinho online, Paulo Jubilut e Paulo Valim com os seus valiosos conselhos.

Para os alunos que pretendem cursar Medicina, planejamento e disciplina nos estudos é evidentemente necessário, contudo, acreditar na capacidade e no ritmo é primordial. Caso o estudante não saiba como elaborar uma rotina de estudos, acredito que não deve se acanhar, mas sim conversar com algum professor ou coordenador. Geralmente eles colaboram muito, bem como dão valiosos conselhos.

Ficava no pré-vestibular das 13h30 às 17h30 de segunda a sexta. Preferia estudar lá porque era um ambiente em que sofria menos estímulos externos que pudessem me atrapalhar, além de que sempre havia alguém para sanar as minhas dúvidas. Final de semana fazia os simulados, isto é, provas antigas do ENEM e descansava. As matérias de que gostava mais e tinha mais facilidade (Química, Biologia, Física e Matemática) estudava através de cursinhos online (Biologia Total e Química em Ação) ou na escola Adauto Bezerra onde teve grande apoio na área de Física, Redação e Matemática. Ele conseguiu ver todo o conteúdo até o ENEM, pois fazia planos semanais, o que ele dá como dica, porque é ótimo para um aluno fazer metas e ter em mente o que deve ser atingido para conseguir a aprovação.

Durante o período de estudo para o certame, jamais desisti do meu sonho e hoje não me arrependo de nenhum dia a mais que demorei para passar e não faria nada de maneira diferente. Aprovação em Medicina exige uma dedicação acima da média.

Específicas

Para quem quer passar para o curso de Medicina, a minha dica é que o estudante foque na matéria na qual tem dificuldade e se dedique a ela, fazendo uma específica, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e, claro, Redação, pois próximo ano a UFC pretende adotar pesos nas notas. No começo pode ser difícil, mas com o tempo ganha-se confiança, especialmente ao praticar bastante. Para as demais disciplinas também é importante fazer exercícios de provas anteriores.