Estudante de Química da Uece conquista prêmios em feira de Ciências e Engenharia

19 de abril de 2016 - 12:06

Prof. Emmanuel Silva Marinho (à esq.) e Helyson Lucas B. Braz (à dir.)

Um estudante do curso de Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), de Limoeiro do Norte, conquistou cinco prêmios na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorreu na Universidade de São Paulo, em março deste ano. O trabalho tem o título de Estudo in silico das propriedades de interação entre curcumina e apoliproteína E4 (apoE4): O novo alvo de ataque a demência de Alzheimer em condições iniciais, de autoria de Helyson Lucas Bezerra Braz, sob orientação do professor Emmanuel Silva Marinho e coorientação da professora Manuella de Oliveira Cabral Rocha.

A produção foi reconhecida com o 1º lugar de Ciências Biológicas, recebeu o reconhecimento na área de telemedicina do curso de Medicina da USP, o Prêmio Centro Paula de Souza, e está credenciada para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que será em setembro de 2016 na cidade do Recife. A atividade desenvolvida tem como objetivo avaliar processos biológicos que estejam associados ao desenvolvimento do Alzheimer e testar virtualmente por método de docking molecular o ligante curcumina, a fim de verificar um novo método de ataque ao retardamento dessa doença.

Com informações da Fafidam