Estudante de Física da Fecli é selecionado para curso de Computação Quântica da IBM

15 de dezembro de 2020 - 08:38 # # # #

O estudante do curso de Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/Uece), Antônio Patrício de Oliveira Ramos, foi um dos selecionados, entre 5 mil alunos de todo o mundo, para realizar o curso Computação Quântica, oferecido pela IBM Quantum, com a parceria da University of California AG. O curso conta com professores de renomadas Instituições de Ensino Superior, como Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e outras.

Para Patrício, sua conquista representa “uma ótima oportunidade de aprender com excelentes professores um assunto que provavelmente impactará bastante no nosso século não só na Física, mas também em diversas áreas”.

O curso, ministrado em Inglês, acontece no período de outubro de 2020 a maio de 2021, pela internet. Com o objetivo de expor os alunos a esse campo emergente da Computação Quântica, a IBM lhes proporciona conhecimentos para desenvolver habilidades de programação do mundo real para computadores quânticos. Os alunos aprenderão sobre os conceitos básicos da computação quântica, incluindo superposição, emaranhamento, codificação superdensa e teletransporte quântico.

Diante da conquista, o aluno faz planos para cursos futuros. “Espero aprender o máximo que puder sobre mecânica quântica e como resolver problemas com simulações quânticas. Após a realização do curso espero que o conhecimento adquirido me ajude a entrar em um metrado acadêmico em que eu possa explorar ainda mais esse assunto”.

Para ter acesso ao curso, o estudante da Uece passou por uma concorrida seleção, em que seu conhecimento da língua inglesa foi fundamental. “Tenho um nível de Inglês técnico, leio e ouço bem, mas ainda não possuo fluência de me comunicar oralmente. Atingi esse nível estudando sozinho sem auxílio de nenhum curso pago”, destaca Patrício, que deixa, ainda, uma mensagem aos colegas ueceanos e aos que buscam oportunidades como essa. “Aos estudantes da Uece eu diria que eles deveriam aprender Inglês o mais breve possível (não precisa ficar fluente). O Inglês abre muitas portas, o mundo está aí cheio de cursos e eventos incríveis só à espera de pessoas que realmente querem aprender”, finaliza.