Estado terá R$ 31 milhões para Inovação em 2015

11 de junho de 2015 - 15:25

alt

O Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (COGEFIT) aprovou nesta terça-feira (9/6), projetos e programas estaduais que receberão investimentos de mais de R$ 31 milhões. Entre as principais iniciativas estão programas de bolsas direcionadas à área de Inovação, acordo de cooperação com a CAPES e ações para infraestrutura com vistas à inovação nas empresas e popularização da ciência, além do fomento para as empresas cearenses tornarem-se inovadoras.

O recurso é oriundo do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (FIT) e será utilizado ainda este ano. A ideia, no entanto, é tentar multiplicar os valores disponíveis a partir do contato com agências de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A reunião foi presidida pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, que no encontro enfatizou a importância de se propor ao governador Camilo Santana a alteração da lei do FIT, para que os recursos disponíveis no Fundo não sejam transferidos ao tesouro estadual ao final de cada ano. O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, titular do COGEFIT por ser presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses-CRUC, participou da reunião.

“A modificação da Lei é simples, mas que exige negociação. O Fundo não pode sofrer abalos. Isto criaria embaraços para os programas de inovação, que precisam de tempo de maturação para começar a dar resultados”, destacou Inácio, reforçando a necessidade da utilização dos recursos em sua totalidade.

Outras propostas

Parte dos recursos do FIT deverão ser utilizados para a implantação do Parque Tecnológico no Estado. Outras aplicações do Fundo até 2018 incluem iniciativas para interiorização da inovação e a realização de feiras tecnológicas para reunir os setores produtivo, empresarial e academia. O objetivo é a aproximação dos diversos atores envolvidos com inovação e a divulgação do que é desenvolvido pelo Estado.

Ainda durante a reunião do Conselho, foram aprovados repasses da Tecnova, que envolve mais de 20 empresas industriais, no valor de R$ 6 milhões 771 mil 541.

Participaram da reunião do COGEFIT o Presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto, o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, o secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Ferreira Lima, o secretário Adjunto da Casa Civil, Rinaldo Cavalcante, o secretário de Planejamento em Exercício, Carlos Eduardo Sobreira, e o secretário Adjunto da secretaria da Fazenda, Marcos Coelho.

Sobre o FIT

O Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará objetiva a promoção e o desenvolvimento da inovação tecnológica no Ceará por meio de programas e ações que visam o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores nas empresas cearenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secitece