Estado na Obra de Bourdieu é tema de seminário do Mestrado em Políticas Públicas

3 de março de 2015 - 11:33

Evento integrante das comemorações dos 40 anos de fundação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu terá solenidade de abertura na quinta-feira, dia 5 de março, na Livraria Cultura, às 14h.

O III Seminário INTERFACES consiste em um ciclo de mesas redondas que abordará a obra de um dos mais renomados sociólogos na atualidade. Traduzido no Brasil no segundo semestre de 2014, o livro de Bourdieu Sobre o Estado será alvo de leitura crítica e ampla partilha de apropriações disciplinares, sempre seguida de debate.

Para tanto, o III INTERFACES reúne acadêmicos brasileiros e franceses interessados pela questão do Estado e, mais especificamente, pela perspectiva sociológica bourdieusiana.

Cada encontro debaterá três dentre as 23 sessões que compõem o livro do filósofo e sociólogo francês que foi professor do Collège de France.

O III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu será realizado em um circuito de lugares, com periodicidade quinzenal, a partir do dia 5 março. Da abertura, o evento percorrerá os auditórios do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dia 18 de março), do Centro de Humanidades da UECE, do Centro Cultural BNB, da Reitoria da UECE, encerrando suas atividades em junho, mais uma vez na Livraria Cultura.

O tema do primeiro encontro, no Auditório da Livraria Cultura, é “Definições e Teorias Sobre o Estado”, com os professores Francisco Teixeira e Irlys Barreira, da Universidade Federal do Ceará (UECE). Confira a programação completa.

O III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu é uma realização do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS), da Universidade Estadual do Ceará.

Leia mais sobre III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu