Especialização em Educação e Permacultura prepara defensores do planeta

27 de maio de 2016 - 16:59

Desde 1992, na Eco 92, no Rio de Janeiro, e em todas as conferências internacionais ligadas com temas ambientais e mudanças climáticas se fala da importância da Educação no processo de mudança da nossa sociedade. De acordo com a coordenadora do curso de Especialização em Educação e Permacultura da Uece, professora Lúcia Helena Grangeiro, quase 24 anos após a Eco 92, onde foram firmados acordos importantes, o resultado em termos globais, até agora, teve um impacto relativamente pequeno.

“É crítico e urgente que comecemos a preparar nossas comunidades para esta adaptação aos novos padrões climáticos, favorecer para que comunidades tenham acesso a tecnologias ecosociais que atendam a situações emergenciais. Esta adaptação não pode ser somente no sentido de implantação de tecnologias, mas também a nível de organização comunitária e institucional e a nível psicológico pessoal. Isto em escala estadual e comunitária, de bairros urbanos, principalmente a nível de escolas. A humanidade está correndo para o caos sem, contudo, favorecer uma educação ecológica que integre e seja efetiva dentro das realidades locais, aliando teoria e prática de maneira a fomentar transformações de fato”, defende a coordenadora.

Buscando aliar e potencializar ao que já vem sendo feito em termos de Educação Ambiental, a Uece propõe trazer a Permacultura para dentro das escolas, sendo ela uma ciência que, ainda de acordo com a coordenadora, tem em sua base a natureza que, além de buscar usar recursos locais, evitar desperdício, responder à mudanças com criatividade,  promove vida e abundância, sendo a aplicação prática de seus principais passos a serem dados em um caminho que pode levar aos processos da resiliência e sustentabilidade.

Com essa preocupação, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas para o preenchimento das últimas vagas ao curso de Especialização em Educação e Permacultura, o único ofertado no Brasil, voltado para educadores, ambientalistas e defensores do planeta em geral, com nível superior. “Seja um defensor do planeta”, convida Lúcia Helena.

As aulas acontecerão mensalmente, às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h30.

Os interessados deverão efetuar inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Campus Itaperi, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h, com o Sanca.

Mais informações: 3101-9655 (Sanca)