Escritora Odete Semedo da Guiné Bissau abre o maior Evento Científico da UECE

19 de novembro de 2012 - 19:39 #

Com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, regida pelo maestro Alfredo Barros, foi aberta nesta segunda-feira (19/11), a XVII Semana Universitária da UECE. A solenidade foi presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, no Auditório Central do Campus do Itaperi, contando com as presenças do senador Inácio Arruda, do secretário de Cultura, Francisco Pinheiro, entre outras autoridades. O evento prossegue até a próxima sexta-feira (23/11).

A professora africana da Guiné Bissau, Maria Odete da Costa Soares Semedo (Doutora em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa), fez a conferência de abertura do evento sobre o tema “Na Língua Lusa, na Língua Crioula, como falar de amor”. A XVII Semana tem como tema “Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade: os desafios da universidade”. Odete lembrou a luta das mulheres por uma educação de qualidade para todos e para todas e disse que, o que engrandece um país é a educação, mas com muito amor. “O amor tem que estar presente em tudo, tem que ter o seu lugar, tem que ter vez na sociedade”, ressaltou. Citou Paulo Freire, como um grande amigo da Guiné Bissau e leu algumas poesias, sempre ressaltando a importância do amor em todas as atividades da vida.

O Reitor Jackson Sampaio abriu a XVII Semana Universitária enfatizando que “teremos muitos trabalhos nas áreas de Tecnologia, Cultura, Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Lingüística, Letras e Artes. Este é maior evento científico que a UECE promove anualmente, desde 1996, afirmou Jackson Sampaio. Desejou boas vindas aos professores, estudantes, pesquisadores e muito sucesso nas suas apresentações de trabalhos científicos.

O Secretário de Cultura do Estado do Ceará, professor Francisco Pinheiro, enfatizou que a UECE avança nos cursos de graduação e pós-graduação, a cada dia. Já o senador Inácio Arruda disse que a UECE realiza uma Semana que “é muito importante o entrelaçamento da nossa bancada com a universidade e com os irmãos africanos que vêm estudar neste Estado”. Destacou também a importância do evento e da UECE para a formação profissional de milhares de jovens e adultos.

A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Hidelbrando Soares, coordenador geral do evento, dos Pró-Reitores, Diretores de Centros e Faculdades, da Chefe de Gabinete, Coordenadores de Cursos, Professores da UECE, Professores visitantes de outras IES do país,  estudantes, servidores e convidados.

A Mesa Redonda com o Tema Central da Semana acontece no dia 21 de novembro, quarta-feira, às 19h, com a participação dos relatores Jacques Demajorovic (Fundação Educacional Inaciana/SP); Jannete Brunstein (Mackenzie) e Gemmele Oliveira Santos (IFCE).

A programação conta com 16 eventos: XXI Encontro de Iniciação Científica, XVIII Encontro de Pesquisadores, III Encontro Estágio de Docência, XIV Encontro de Monitoria Acadêmica, III Encontro de Iniciação a Docência, XI Encontro de Grupos PET, XIV Encontro de Iniciação Artística, XIV Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/MEC, III Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho – PET/SAÚDE, XIX Semana da Música, IV Prêmio UECE de Música, XI Encontro de Comitês de Ética, I Concurso de Monografias de Especialização da UECE, II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, V Mostra de Extensão da UECE e I Semana da Contabilidade.

A conferência de encerramento do encontro acontece na sexta-feira (23/11), a qual será proferida pelo jovem e brilhante Senador da República, Randolfe Rodrigues (PSOL – Amapá), sobre o tema “Ética na Política”. Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados receberão ainda, como prêmio, livros.

Fotos do Evento: