Escritor Pedro Demo fala na UECE sobre Pesquisa Científica e a Docência no Ensino Superior

15 de junho de 2009 - 15:14 #

“A Pesquisa Científica e a Docência no Ensino Superior” é o tema da palestra do prof. Dr. Pedro Demo, da Universidade de Brasília (UnB), que estará em Fortaleza nessa quinta-feira, 18, para o lançamento do projeto “Política de Desenvolvimento Profissional Docente”. Numa iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a conferência acontecerá às 8h, no auditório Paulo Petrola da Reitoria da universidade. Aberto ao público, o evento conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior.

Criado pela PROGRAD, o projeto é capaz de integrar formação e carreira docente, de modo a contribuir para a profissionalização e profissionalismo do professor, objetivando, sobretudo, a formação pedagógica do professor da UECE para o exercício do ensino superior. A pró-reitora de Graduação, profa. Josefa Lineuda, está convidando toda comunidade universitária, com destaque para o corpo docente da UECE.

Para elaborar o projeto, os pesquisadores da PROGRAD realizaram estudos e constataram que nos últimos anos o desenvolvimento profissional e o debate em torno das competências necessárias para atuação no mundo globalizado transformaram-se partes privilegiadas na agenda educativa internacional e nacional. Este fato surge em decorrência do cenário social contemporâneo que impulsionado por mudanças políticas, econômicas e culturais, põe em questão o papel da universidade como espaço privilegiado da formação profissional necessária à nova ordem societária.

Informa ainda a coordenação do evento que existe um calendário de palestras definido com a seguinte programação: a primeira palestra será sobre o tema “Planejamento por Competência”, proferida pela Profa. Dra. Meiricelle Calíope Leitinho no dia 16 de julho/2009; a segunda palestra, “Metodologia do Ensino Superior” será 20 de agosto/2009 a cargo do Profº. Ms. Casimiro de Medeiros Campos; no dia 17 de Setembro/2009, o Profº. Dr. Germano Magalhães Jr. falará sobre o tema “Avaliação no Ensino Superior”. Segundo a coordenação, as palestras ocorrerão sempre às 9h, no Auditório da PROGRAD do Campus do Itaperi, na avenida  Paranjana, 1700.

Informações: (85) 3101 9625 – Fax (85) 3101 9620 / e-mail: prograd@uece.br