Escolas participantes de programa da Web Rádio AJIR são certificadas pela Uece

14 de maio de 2019 - 15:49 # # #

 

Duzentos e noventa estudantes, professores e gestores foram certificados

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou durante o mês de abril solenidades de certificação das Escolas participantes do Programa Em Sintonia com a Saúde – S@S, da Web Rádio AJIR, em 2018.

A Web Rádio AJIR é um projeto de extensão da Uece, vinculado ao Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS/CCS), que veicula programas e projetos na área de comunicação, educação, saúde, cultura, esporte, lazer, arte, literatura, entre outros.

O programa Em Sintonia com a Saúde – S@S é produzido pela Web Rádio, com a participação de várias escolas e instituições de saúde e sociais. São realizadas entrevistas com especialistas da área. O material produzido é filmado, editado e postado em www.saudeuece.ajir.com.br. Vai ao ar, ao vivo, todas as quartas-feiras, das 16h às 17h.

Foram certificadas as juventudes escolares, gestores da educação pública e privada de ensino médio, profissional e superior, professores e colaboradores das regiões Norte e Sul do Ceará.

A primeira solenidade ocorreu na Escola Pública de Educação Profissional D. Walfrido Texeira Veira, em Sobral, onde os participantes da escola e das demais – Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dr. João Almir de Freitas Brandão em São Benedito, Escola de Educação Profissional Governador Waldemar Alcântara em Ubajara – receberam os certificados. A equipe de gestão das escolas foi agraciada com uma placa distintiva com a menção honrosa, na qualidade de selo intitulado “Escola Promotora da Saúde do Jovem”, pela participação interativa nas atividades de educação em saúde promovidas pela rádio.

A segunda solenidade foi na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), onde foram certificados os participantes da Escola Pública de Educação Profissional Aderson Borges de Carvalho e estudantes da FNJ, que também receberam placas com menção honrosa de “Escola Promotora da Saúde do Jovem”.

Neste mês de maio será realizada a solenidade de certificação dos estudantes e professores, e do selo, para Escola de Educação Profissional Amélia de Figueiredo de Lavor em Iguatu – Ceará.

Ao todo a Proex emitiu 290 certificações das produções na web rádio. O coordenador da Web Rádio AJIR, professor Raimundo Augusto Martins Torres, agradeceu a parceria. “Agradecemos às instituições certificadas pela acolhida e logística na realização desses momentos de ‘coroamento’ da cooperação interinstitucional entre universidade e sociedade, que se constituiu como propósito central da nossa web rádio”.

Em 2018, o programa atingiu 3.069 participações em 31 edições realizadas ao vivo, com temas relacionados aos cuidados educativos e clínicos, com foco nas demandas de saúde das juventudes nas escolas dos municípios de Fortaleza, Sobral, Ubajara, São Benedito, Juazeiro e Iguatu.

Em Sintonia com a Saúde – S@S também integra a linha de Pesquisa: Webcuidado Educativo e Clínico de Enfermagem e Saúde com as Juventudes, Relações de Gêneros e Tecnologias Digitais do PPCCLIS.

O programa Em Sintonia com a Saúde conta com a participação dos estudantes de graduação (bolsistas de extensão, pesquisa e monitoria dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social, Letras e Enfermagem) e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do PPCCLIS.

Participaram das solenidades, o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva, o coordenador da Web Rádio AJIR, Raimundo Augusto Martins Torres, a articuladora na Região do Norte e doutoranda do PPCCLIS, Karlla Veras, a apoiadora em Sobral e doutoranda do PPCCLIS, Dayane Paiva, e a articuladora na Região do Cariri e Iguatu e doutoranda do PPCCLIS, Aretha Feitosa.

Estiveram também presentes os professores Ana Ângela Araújo Braz e Daniele Coelho (Escola de Sobral), Luiz Moura Filho e Janrley Alves Souza (Escola de São Benedito), Mayara Aparecida Mendes Ribeiro e Francisca Tatianni Carneiro Cruz (Escola de Ubajara), Francisca Maria Correia de Lima e Sérgio Luiz de Oliveira Sales (Escola Juazeiro do Norte), e Sabrina Martins Alves (Enfermeira e coordenadora do Curso de graduação em Enfermagem da FJN).