ESCLARECIMENTO SOBRE O CENSO DISCENTE 2013 DA UECE

16 de julho de 2013 - 18:26

A pesquisa denominada Censo Discente 2013, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) e da Procuradoria Educacional Institucional (PI), tem por objetivo levantar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UECE, e isto fica claro nas questões 1 a 25.

As questões 26 a 33, referentes às opiniões quanto ao sistema de cotas raciais e sociais na universidade, têm o propósito de captar a compreensão dos aluno/as da UECE quanto aos argumentos que norteiam sua opinião eventualmente favorável ou desfavorável ao sistema de cotas nas universidades.

A UECE vem discutindo modalidades de incorporação do ENEM, de integração ao SISU e de adoção das cotas de inclusão. Várias reuniões aconteceram e uma grande oficina, de dois dias, já foi realizada. Outra oficina está prevista para agosto próximo. Temos claro que o ENEM muda positivamente a forma de avaliar a educação básica, que o SISU procura melhorar o acesso ao ensino superior por meio da mobilidade e que as cotas promovem a redução das desigualdades que foram consolidadas historicamente.

Nossa preocupação é como praticar estes dispositivos democráticos nas condições da UECE. O ENEM pode ser forma única, 1ª fase ou nota adicional. O SISU pode cobrir todas as vagas, atender a uma porcentagem delas ou criarmos um SISU estadual entre UECE, UVA e URCA. As cotas podem partir da origem escolar pública, o que abrangeria renda familiar e pertinência étnica, sobre o total das vagas, ou abranger apenas os Bacharelados, pois as Licenciaturas já são compostas por 98% de alunos oriundos da escola pública.

A metodologia adotada na construção desse instrumento levou em consideração a importância de expressar diferentes opiniões, mesmo que polêmicas, sobre temas que ainda não têm unanimidade na realidade brasileira, como o sistema de cotas no ensino superior, possibilitando que os aluno/as expressem os diferentes posicionamentos e argumentos. Questões dessa natureza estão presentes nos instrumentos de pesquisa de muitas universidades. Perguntas como essas, por exemplo, fazem parte da pesquisa de atenção aos alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Para que seja garantida uma universidade socialmente referenciada e inclusiva, o mapa das resistências e das aceitações, quanto ao sistema de cotas, sobretudo as étnicas, precisa ser feito. As questões, sob a forma de inventário, para resposta sim ou não, devem ser instigantes, para que as posições sejam percebidas com clareza, sem que, a priori, haja julgamento de valor. As várias posições precisam aparecer no questionário, pois assim modularemos as formas de implantação, sem perda do objetivo de construirmos uma UECE democrática e justa. A UECE acredita que todas as ideias necessitam da luz do debate.

Prof. Dr. Antônio de Pádua Santiago de Freitas
Pró-Reitor de Políticas Estudantis – PRAE/UECE