Equipes de zeladoria e segurança atuarão contra abandono animal no Campus Itaperi

28 de maio de 2018 - 15:02

Haverá na Uece, de forma contínua, a Campanha “Abandono de Animal é Crime”; o mês de junho será um período de ações intensificadas; e 4 de junho será considerado o “Dia D”

Como parte das ações intensificadas em combate ao abandono animal no campus sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi realizada na última quinta-feira (24), reuniões com as equipes de zeladoria e de segurança da instituição.

O objetivo é de sensibilizá-los quanto a importância do combate ao abandono de animais e instruí-los sobre a forma de agir diante de um abandono.

alt

A ação, que integra a Campanha “Abandono de Animal é Crime”, contou com a participação do vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales; do prefeito do campus, Sérgio Leitão; e do advogado da Procuradoria Jurídica (Projur), Rodrigo Carneiro;  além de membros do “Projeto de Convivência com cães e gatos em estado de abandono no Campus Universitário Itaperi”.

Em reunião com a equipe de zeladoria, o vice-reitor pediu a colaboração de todos no combate ao abandono. “Fortaleza tem hoje, aproximadamente, 30 mil animais em situação de rua. Vamos fazer a nossa parte ajudando a combater esse crime em nosso espaço de convívio”.

Hidelbrando destacou o valor da parceria. “Precisamos que sejam nossos parceiros nesse olhar e também na denúncia para que tenhamos uma redução de animais abandonados em nossa instituição”.

alt

A coordenadora do Projeto de convivência com cães e gatos em estado de abandono no campus universitário Itaperi e professora da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Lorena Oliveira, ao falar sobre os malefícios trazidos aos próprios animais abandonados no campus e para a comunidade, reforçou: “sejam os olhos da instituição! Denunciem! Entrem em contato com a segurança!”.

A equipe de zeladoria, que está presente em todo o campus, ao desconfiar ou presenciar uma ação de abandono ou maltrato animal, contará com a equipe de segurança para encaminhamento, se comprovado, ao 5º Distrito Policial (DP), também parceiro na campanha.

Amanda Castelo, integrante do Projeto de convivência, falou ainda das ações que são comumente realizadas na Uece para prevenir o descontrole do número desses animais. “São realizadas campanhas de castração, identificando-os com uma marcação, além ainda de encaminhá-los para adoção, porém, a quantidade de animais abandonados é maior que o número de adotados”.

alt

Francisco Eudes Santos de Sousa, zelador da Uece há oito anos, diz já ter presenciado abandono e acredita que a campanha trará resultados. “Eu já peguei gente abandonando e denunciei na portaria. Essa pessoa nunca mais apareceu aqui. Ele vinha soltar gatos, perto das 10h da noite”, disse o servidor. “Se todo mundo cooperar, com certeza vai funcionar”, encorajou o servidor.

Com a equipe de segurança, a reunião não foi diferente. Todos receberam o pedido de colaboração com muita atenção, dispostos a fazerem a sua parte. A esses membros caberá a abordagem e o possível encaminhamento ao 5º DP, para que sejam tomadas as providências legais.

alt

“O papel da nossa segurança é decisivo nessa campanha de extrema importância para a universidade e para os que aqui convivem. Contamos com vocês nessa campanha, especialmente, nas ações que ocorrerão no dia 4 de junho, o ‘Dia D'”, destacou o vice-reitor, Hidelbrando Soares.

“Em vistorias ou em situações suspeitas, vocês devem fazer as abordagens de forma cidadã e educada. Devem conhecer os procedimentos para denúncia”, enfatizou o vice-reitor solicitando preparo prévio às equipes.

O mês de junho será um período de ações intensificadas da campanha; 4 de junho será o dia de maior combate e sensibilização, quando acontecerão a Blitz do Bem e vistorias aleatórias educativas de veículos, com mutirão composto por membros do Projeto de Convivência, do Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba), alunos de graduação da Favet, além das equipes de segurança do campus.

Abandono de Animais será tema de ações no mês de junho na Uece