Equipe do Pronatec/Funece cria sistema pioneiro SIGPRONATEC

30 de janeiro de 2018 - 12:15

A partir de fevereiro de 2018 o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), passará a utilizar a nova ferramenta planejada e elaborada pela equipe de Desenvolvimento: o Sistema de Gestão Pronatec (SIGPRONATEC).

O sistema trará uma série de benefícios na área acadêmica, financeira e administrativa do altPrograma. Inicialmente, ele será utilizado como uma caderneta eletrônica, em que os professores poderão realizar a chamada de alunos em sala de aula e registrar frequências e notas de maneira prática e eficiente, trazendo, assim, outros benefícios.

“O SIGPRONATEC será iniciado com a implantação da caderneta eletrônica que facilitará o processamento dos conteúdos de um diário de classe em tempo real, mas o projeto prevê transformá-lo numa ferramenta de gestão eficaz e equilibrada”, ressalta o coordenador geral e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

Por meio do acompanhamento das frequências em tempo real, as coordenações Geral, de Ensino, Regionais e Locais terão maior chance de agir também contra possíveis evasões.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento, Fernando Antonio dos Santos, o sistema levou, aproximadamente, quatro meses para ser planejado e elaborado, passando por testes e ajustes.

“Durante o mês de fevereiro, o preenchimento das cadernetas pelos professores será duplo, ou seja, eles irão fazer no papel e no sistema, como forma experimental. A partir de março, dando tudo certo, será utilizada apenas a versão eletrônica, podendo ser acessada pelo celular ou pelo computador”, informa Fernando dos Santos.

A plataforma para fazer a frequência em sala de aula é simples. O professor entra com sua senha no ambiente virtual onde encontrará a lista dos alunos com lacunas ao lado para marcar sua presença com apenas um clique.

O docente terá melhor controle dessas frequências, evitando falhas no preenchimento, uma vez que o sistema se encarrega de não aceitar envios incompletos das informações. Os dados serão mais facilmente e rapidamente acessados pela gestão, favorecendo, inclusive, na execução do processo de pagamento das bolsas dos professores e do auxílio dos alunos.

“É um sistema inovador e pioneiro, com grande impacto na qualidade da gestão do Programa na Uece”, acrescenta Fernando.

Alexandre Ribeiro, analista desenvolvedor do Pronatec/Funece, explica sobre o funcionamento do SIGPRONATEC e fala sobre os próximos passos a serem dados.

“Utilizamos aqui o Qlik View, muito usado hoje no meio corporativo e será agora empregado para o Pronatec. (…) Essa ferramenta vai agregar no sentido de tomada de decisões. A gestão precisa muitas vezes tomar decisões e atitudes dentro de um tempo hábil para sua resolução e o sistema vai favorecer para que isso aconteça, possibilitando ter uma visão geral e em tempo real de todas as situações do Programa”.

Cada setor envolvido no Pronatec/Funece contará com indicadores nessa segunda fase do projeto, para que os indicadores sirvam de ponto de partida para essas tomadas de decisões.

O coordenador geral complementa: “Na segunda fase do SIGPRONATEC, a utilização do Qlik View permitirá a combinação de dados administrativos, acadêmicos e financeiros, gerando painéis de acompanhamento que permitirão planejamento, controle e tomada de decisão de forma mais célere. A qualidade do processo de formação, o combate à evasão e uma governança de excelência do programa na Universidade são nossos maiores objetivos”, destaca Hidelbrando.

O SIGPRONATEC foi apresentado aos professores e coordenadores durante os eventos de Capacitação, ocorridos nos últimos dias 16 e 17 de janeiro, quando foi disponibilizado tutorial sobre a utilização do sistema.

Com o início do uso da ferramenta, será disponibilizado um número de WhatsApp para que os professores possam enviar suas dúvidas e considerações. A partir daí, será gerado um banco de dados com as perguntas e respostas mais frequentes, proporcionando ainda mais facilidades para os professores.