Equipe do curso de Ciências da Computação da UECE tem o melhor projeto da InfoBrasil

29 de junho de 2009 - 13:24 #

“Particionamento Seguro de Código” é o projeto de autoria da equipe do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), classificado em primeiro lugar no II Congresso Tecnológico InfoBrasil, realizado recentemente em Fortaleza. O grupo concorreu com 60 artigos e o prêmio para a equipe vencedora foi de R$ 2.000,00. O trabalho, que trata da segurança para preservação de dados na área da computação, foi produzido pelos estudantes Luiz Gonzaga Mota Barbosa e Leandro Jales Martins, tendo ainda como co-autores o professor do curso de Computação da UECE André dos Santos e Pablo Ximenes, do Departamento de Informática (DI) da UECE e atual aluno do Doutorado da UPRM, nos Estados Unidos. Apresentado em forma de artigo, o trabalho foi explicado e amplamente debatido pelos autores.

Segundo os autores, o projeto, que trata da segurança na área da computação, objetiva permitir mais de uma aplicação num cartão smart card de maneira segura, tendo em vista que as técnicas atuais não permitem mais de uma aplicação de maneira segura. Já o projeto dos alunos do curso de Ciências da Computação da UECE conta com uma nova técnica que combate os riscos. No momento, a equipe está concentrada na implementação da versão protótipo do esquema para dar uma visão de como funciona o projeto. O organizador da VI Semana da Computação da UECE (VI SECOMP), Samarony Barros, já convidou a equipe para apresentar o mesmo projeto nesse evento que acontecerá de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2009.

A equipe da UECE, autora do projeto, já foi informada de que o seu artigo “Particionamento Seguro de Código”, juntamente com os dois outros trabalhos classificados, será publicado em edição especial da revista InfoBrasil. Segundo diretor de Informática da UECE, Paulo Henrique Aguiar, os alunos da computação da UECE vêm se destacando em eventos dessa natureza, no cenário nacional e internacional. Um exemplo foi a conquista da Medalha de Prata na final nacional da Maratona de Programação, em que a equipe “UECE – Posso Ajudar?” foi classificada para a final mundial da competição que aconteceu em Estocolmo, Suécia.