Equipe da UECE vence mais uma Maratona Regional de Programação

18 de setembro de 2013 - 16:13 #

A Equipe formada pelos alunos Thiago Nepomuceno, Thailyson Nepomuceno e Felipe Xavier, do curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) venceu mais uma Maratona Regional de Programação, que foi realizada no último sábado, dia 14 de setembro.

A equipe vencedora da UECE participa nos dias 08 e 09 de novembro, em Uberlândia/MG, da Maratona Nacional de Programação, para disputar uma vaga para a etapa mundial da competição. O coach (técnico) da equipe dos universitários é o professor Leonardo Sampaio Rocha, docente do curso de Ciências da Computação.

A competição consiste de uma prova composta de cerca de 10 problemas que têm que ser resolvidos computacionalmente, durante cinco horas, pela equipe, composta por três alunos. A resolução do problema é submetida a um computador-juiz. O nome da equipe vencedora da universidade é, jocosamente, “Gatinhos da UECE”.

O que é a Maratona de Programação

É um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996 e a partir de 2006 vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, que é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 18ª edição da Maratona.

A maratona destina-se a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.