Entusiasmo de novatos empolga conferencista da Aula Inaugural do semestre 2012.1

29 de fevereiro de 2012 - 19:34 #

Os novos alunos aprovados no último vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), bem como os veteranos, dos três turnos, foram recebidos, nesta segunda-feira (27/02), com uma Aula Inaugural, bem diferente, ministrada pelo Prof. Dr. Tarcísio Pequeno, que abordou o tema “O uso das novas tecnologias na formação superior”. Tarcisio deixou claro que não iria ater-se ao tema. Preferiu falar de crença, esperança e energia, algo de utilidade, incentivado, segundo ele, pelo que via naquele auditório lotado, em que os presentes transmitiam um grande entusiasmo.

A Aula Inaugural marcou a abertura do semestre 2012.1 para mais de 17 mil estudantes da graduação e foi realizada nos turnos manhã e noite, as duas, no Auditório Central da Uece, Campus do Itaperi. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), que ofereceram uma programação, que contou entre outras atrações, com um show musical, em que os estudantes puderam se deleitar com um roteiro musical, incluindo música clássica e popular, ao som de piano e flauta. Ao abrir a solenidade, a Pró-Reitora de Graduação, Lineuda Murta, deu as boas vindas a toda comunidade da graduação, especialmente aos novos estudantes.

Em seguida, o Reitor da Uece, professor Assis Araripe, iniciou o seu discurso lembrando aos estudantes: “prestem atenção às palavras do palestrante, porque o momento é de importante reflexão para o futuro de vocês”.  Dirigindo-se aos os presentes, professores, alunos e servidores, disse que os novatos que ali estavam fazem parte dos 13%, apenas, dos que chegam ao ensino superior. O Reitor falou também da posição que a Uece ocupa hoje, a melhor universidade pública do Norte, Nordeste e Centro-oeste do país e que é uma instituição de projeção nacional e internacional. Uma mostra são os cursos de Medicina e Nutrição, segundo a avaliação do MEC. Citou os investimentos na área de pós-graduação stricto sensu. Pediu aos alunos que olhem para o futuro e lembrou que eles estão numa grande universidade.

Por ocasião da solenidade, além do Reitor Assis Araripe, Pró-Reitora Lineuda Murta, falou também o Pró-Reitor de Políticas Estudantis, João Carlos Cardoso Holanda. O conferencista Tarcisio Pequeno foi apresentado pelas professoras Elivânia Moraes e Tarcileide Maria Costa Bezerra, da PROGRAD. A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, Pró-Reitor de Planejamento e Chefe de Gabinete da Uece, Prof. Vladimir Spinelli, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Fátima Leitão, Pesquisadora Institucional da Uece, Profa. Socorro Osterne, Diretores de Centros e Faculdades, professores, servidores e convidados.