Engasgou? O Programa de Urgência, do Curso de Enfermagem, mostra o que fazer

20 de julho de 2015 - 11:18

alt

Coordenado pela professora Ana Cláudia de Souza Leite, o Programa Observatório de Saúde da Rede Assistencial de Urgência e Emergência do SUS (Prourg), Programa de Urgência da Universidade Estadual do Ceará, do Curso de Enfermagem, realizou sexta-feira, dia 17 de julho, no Restaurante Universitário, uma encenação sobre como proceder em situação de engasgo.

A equipe do Prourg, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), abordará uma outra situação de perigo no dia 31 de julho, também no RU, ao meio-dia. As alunas do Curso de Enfermagem mostrarão quais ações realizar em caso de parada cardíaca.

As integrantes do Prourg também mostraram como proceder quando um bebê passa por esta situação de engasgo. “Primeiro de tudo, a mãe ou quem estiver com a criança deve permanecer calma”, alertaram.

alt

Participaram da apresentação as alunas e integrantes do Prourg Adryane Cavalcante, Amanda Oliveira, Ana Géssica Gerônimo, Caroline Nobre Xavier, Cristiane Alves da Silva, Débora Andrade, Lízias Quintela, Mary Hanna Bezerra e Maynara Joyce Andrade.

Saiba mais sobre o Prourg na página do Programa no Facebook.

Veja o vídeo e aprenda exatamente o que fazer quando se deparar com uma situação de engasgo, que pode levar à morte em virtude do bloqueio das vias respiratórias.