Enfermaio foi também momento de homenagens e premiações

30 de maio de 2016 - 16:01

O encerramento do XX Enfermaio, do II Seminário Internacional de Integração, Pesquisa, Ensino e Serviço e da I Mostra do Internato em Enfermagem, realizado no último 25, ficou marcado pela emoção de homenagens e das premiações aos melhores trabalhos apresentados durante os eventos.

Entre vários homenageados, dois ganharam destaque: a professora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), tutora do PET Enfermagem e coordenadora do XX Enfermaio, Dafne Paiva Rodrigues; e o filósofo que muito contribuiu com a Enfermagem da Uece e do Ceará, professor Rui Verlaine Oliveira Moreira (in memorian).

alt

Dafne Paiva Rodrigues foi homenageada durante o Enfermaio, pois foi essa a última edição por ela organizada após dez anos dedicados ao PET Enfermagem. A docente se despediu dessa atividade que muito marcou sua vida e a dos petianos que com ela conviveram.

“Agradeço a oportunidade e a confiança que me foram entregues há 10 anos (…) Estou saindo, mas levando recordações e sentimentos que nem o tempo se encarregará de desfazer (…). Continuarei sempre com vocês, mas não como tutora, mas agora, como professora, admiradora e fiel colaboradora”, desabafou Dafne.

A docente, já emocionada com seu “adeus”, foi surpreendida por uma série de demonstrações de carinho e respeito realizadas por seus alunos do PET. Foram vídeos, mensagens, flores e abraços que contagiaram o público que ali assistia.

“A professora Dafne sempre nos impulsionou a trilhar os caminhos da Enfermagem com muita ética e dedicação. (…) Educar vai além de ministrar aulas. É olhar, cuidar, proteger, exortar, amar. O amor moldou nossa relação dentro do grupo PET Enfermagem. Hoje, estamos nos despedindo daquela que sempre foi nosso referencial com o coração apertado, mas com a sensação de missão cumprida. (…) Não sabemos como vai ser daqui para frente, mas vamos lutar para dar continuidade a tudo que a senhora edificou dentro do Programa”, disse a representante do grupo, Luana Silva.

alt

Após as diversas mensagens ao vivo e em vídeo, a até então tutora do PET foi novamente surpreendida com a entrada de petianos e ex-petianos que lhe traziam, cada um, uma rosa acompanhada de um caloroso abraço que parecia dizer, mais que um “até breve”, foi também um “muito obrigado”.

alt

Foram homenageadas também as professoras Rocineide Ferreira, Lúcia de Fátima da Silva, Maria Vilani Cavalcante Guedes e Maria Célia Freitas, além dos estudantes que se despedem do PET em 2016.

alt

Outra grande homenagem foi para Rui Verlaine, “por toda sua história e contribuição no desenvolvimento da Enfermagem no Ceará e na Filosofia dentro da área da Saúde”, como disse a professora Vilani Guedes, seu nome seria dado à premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o Enfermaio.

alt

“Inesquecível professor Rui! Um filósofo que queria sempre uma resposta, uma explicação. (…) Era uma pessoa especial”, finalizou Vilani dando prosseguimento ao evento anunciando os vencedores do prêmio “Rui Verlaine”:

alt

Primeiro lugar: “Análise do Assédio Moral no Trabalho da Enfermagem em Unidades Críticas: um fenômeno que preocupa”, de autoria de Luana Silva de Sousa, Hudson Filipe Arnou Alves, Marina Castro Sobral, Anna Laurita Pequeno Landim, Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão e Roberta Meneses Oliveira.

Segundo lugar: “Validação de Cartilha Educativa para o Autocuidado de Puérperas”, de autoria de Sibele Lima da Costa, Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa, Nayara Sousa de Mesquita e Dafne Paiva Rodrigues.

Terceiro lugar: “Experiência Mobilizada com a Web Rádio Ajir em uma Escola Pública de Picos-PI sobre Drogadição”, de autoria de Leidy Dayane Paiva de Abreu, Raimundo Augusto Martins Torres, Victorugo Guedes Alencar Correia, Eduardo de Oliveira Martins Dantas, Andreia Farias Gomes e Marcos Renato Oliveira.

XX Enfermaio reuniu mais de 300 participantes