Enfermagem realiza Oficina em Pacoti

31 de outubro de 2012 - 18:17 #

A 2ª Oficina de Sala de Situação, realizada pela coordenação do Internato de Enfermagem, aconteceu na última sexta-feira (26), no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecológica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, com a participação de 15 profissionais entre enfermeiros, dentistas, além de professores e alunos.

Segundo a coordenadora do Internato, Francisca Gomes Montesuma, a Sala de Situação é uma ferramenta demonstrativa em formato estatístico, porém, de fácil compreensão. O evento consistiu na demonstração dos indicadores de saúde no município, bem como das ações desenvolvidas pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) por meio de exposição, discussão dos dados e apresentação dos resultados.

Na 1ª Oficina ocorrida no dia 02 de outubro, após palestra ministrada pela professora Maria Rocineide Ferreira, os alunos realizaram levantamento dos dados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). Os resultados foram apresentados em forma de gráficos e tabelas em painéis coloridos. O objetivo da ação foi tornar transparente a atuação da equipe de Estratégia de Saúde da Família, junto aos gestores e à comunidade serrana.

Saiba mais:

Internato de Enfermagem é uma disciplina prática obrigatória do currículo pleno, constando no projeto pedagógico do Curso de Enfermagem, sendo realizado nos últimos dois semestres. É considerado uma experiência pré-profissional que proporciona efetiva vivência junto às condições de trabalho que constituirão nos futuros campos profissionais, desde a atenção básica à hospitalar.

Fonte: Manual do Internato de Enfermagem da UECE

Fotos: