Encontro PBEPU discute sobre suicídio na XXIII SU

25 de outubro de 2018 - 22:59

“Construindo uma rede de cuidados: os afetos que nos protegem do Suicídio”. Esse foi o tema da palestra proferida no VII Encontro do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), que aconteceu nos últimos dias 23 e 24, nos campi de Fortaleza (Itaperi), Quixadá (Feclesc) e Iguatu (Fecli), durante a XXIII Semana Universitária da Uece.

Fortaleza

Em Fortaleza, o evento, voltado para os estudantes bolsistas do PBEPU, contou com a participação da professora Alessandra Xavier, que ministrou a palestra.

Fortaleza

Segundo o pró-reitor de Políticas Estudantis, professor Emerson Mariano, o assunto está inserido no tema central da Semana. “Dentro da temática Cultura de Paz, a palestra promove uma discussão sobre a saúde mental do estudante de graduação, em particular na prevenção do suicídio na juventude”.

Fortaleza

O docente fala ainda da importância em debater o tema nos dias atuais. “Vivemos numa sociedade ‘conectada’ nas redes sociais, com várias cobranças e padrões ditatoriais de beleza e de consumo, e sem tempo para o exercício das relações humanas presenciais, que são primordiais para o estabelecimento de uma rede de cuidados”, ressalta o pró-reitor.

A estudante de Administração, Thaís Araújo, concorda. “O tema escolhido não poderia ter sido melhor. Falar sobre suicídio para a sociedade, especificamente para os jovens, é essencial nos dias atuais, pois trata-se de uma questão de saúde pública. Nós aprendemos muito com as informações que nos foram passadas. Aprendemos os motivos que levam muitas pessoas a tentarem suicídio, a como lidar com essas pessoas e até técnicas para relaxar e evitar possíveis frustrações que estimulem tal ato”.

Fortaleza

Cerca de 500 estudantes de graduação da Uece, bolsistas PBEPU, participaram do evento nos três campi. Em Fortaleza, o público assistiu ainda apresentação artística dos Grupos de Danças Antigas e Doce de Flauta.

Iguatu

Iguatu