Encontro das IES de Ensino, Pesquisa e Inovação no Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul

8 de fevereiro de 2019 - 16:51

No último 1º de fevereiro foi realizado encontro a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil, da Diretoria de Hidrografia Nacional (DHN) com dirigentes das Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação do Ceará.

A comitiva cearense foi recepcionada pelo comandante do Navio Cruzeiro  Sul, CF Rodrigo Mynssen Fonseca dos Santos e pelo Capitão dos Portos do Ceará, comandante Madson Cardoso Santana.

O Laboratório Nacional Embarcado (LNE) foi concebido com o propósito de dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceonográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos de forma sistemática e contínua. O navio, adequadamente equipado, iniciou em 2008 comissões para desenvolvimento de atividades e de pesquisa no ambiente marinho.

Segundo a professora Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Instituto de Ciência do Mar (Labomar), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem desenvolvendo projetos no Mar e na Zona Costeira através do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO), coordenado pelo professor Jáder Onofre de Morais, pesquisador sênior, do CNPq na área de oceanografia. O LGCO integra o Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), que reúne 18 instituições de Ensino e Pesquisa, incluindo a Marinha do Brasil.

Hoje o LGCO desenvolve o projeto Geodiversidades, interações e impactos socioambientais no sistema praia-plataforma da Costa Oeste do Estado Ceará  Pronex financiado pelo CNPq e Funcap e executado em parceria com o Labomar da UFC e Unifor. Esse projeto fomenta o embarque e pesquisas no mar, de alunos de graduação e pós-graduação da Geografia e Recursos Naturais da Uece.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Uece, professor Edmar Pereira Neto, que representou, na ocasião, o reitor Jackson Sampaio; do reitor do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará, Virgílio Augusto Sales; do representante da Faculdade 7 de Setembro, Ednilo Brasil Soares; do empresário Augusto Barbosa, representando o reitor da UFC;   das diretoras do Labomar, Ozilea Bezerra Menezes e Lidriana Pinheiro.

Os convidados conheceram os laboratórios e equipamentos do navio, além das possibilidades de parcerias para projetos de pesquisa.