Encontro “África-Brasil: desafios contemporâneos” celebra o Dia da África

14 de maio de 2013 - 20:19 #

Para comemorar o Dia da África, celebrado em 25 de maio, o Observatório das Nacionalidades realizará no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na próxima segunda-feira (20/05), o encontro “África-Brasil: desafios contemporâneos”. O evento reunirá especialistas para discutir a atual situação do continente africano, abordando suas dificuldades e potencialidades, a partir da visão de brasileiros e estrangeiros.

O encontro conta com o apoio do Curso de Ciências Sociais da UECE, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Mapps, e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas das 8h às 9h, do dia 20 de maio, no Auditório do Centro de Humanidades.

O Dia da África, comemorado em 25 de maio, simboliza a luta dos povos do Continente pela sua independência e emancipação. Sua criação há 50 anos, em Addis Abeba, Etiópia, pela Organização de Unidade Africana (OUA), configurou o compromisso político de seus líderes com o fim da colonização e do regime segregacionista do Apartheid.

A carta, assinada por 32 governantes de nações africanas, expressa o desejo de organizar, de maneira solidária, os múltiplos desafios na construção do futuro da África. Em comemoração a essa data, o Observatório das Nacionalidades promove, dia 20 de maio de 2013, o encontro África-Brasil: desafios contemporâneos.

PROGRAMAÇÃO

8h-9h – Inscrições
9h-9h30 – Lançamento da Revista Tensões Mundiais nº 13
9h30 –  Palestra : África hoje: como decifrar seus enigmas
Conferencista: Herbert Ekwe-Ekwe (Inglaterrra)
Coordenadora e debatedora: Mônica Martins

12:00h – Almoço

12h30 -13h30 – Música Africana

14h  – Intervenção Cultural
14h30 – Exibição de Filme (Heróis da África)

16h – Mesa Redonda: África: desafios contemporâneos.
Ercílio Langa (Moçambique) – Diáspora Africana no Ceará no século XXI: ressignificações identitárias de estudantes imigrantes.
Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau) – Angola,o Vietnã português,a derrota militar ignorada;
Bruno Okoudowa (Gabão) – Diversidade lingüística em África: caso de Angola.
Coordenador – Gustavo Raposo

Fonte / Informações: MauricioGurjão Bezerra Heleno – (85) 9773-1539, Zarah (85) 9644-3341